GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO COMO BASE PARA PROPOSIÇÃO DE UM MODELO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.contributorLourenço, Maristela Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:58945627122-
Autor(es): dc.contributorMachado Júnior, Hélio Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCPF:52290876622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3462534255321209-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Giane Lise de A.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17437-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766256-
Descrição: dc.descriptionThe new company considers knowledge as a strategic resource for their organizations . The sheer volume of information that is delivered through a variety of means has led organizations to reflect on what strategies should be adopted to continue succeeding in this modern world and so competitive , where information and knowledge are considered high- value goods . This research deals with knowledge management in the organization and was made a theoretical study as a basis to propose a model of knowledge management to collaborate for the growth and development of enterprises . The literature makes it clear that the traditional ways of managing companies are proving inadequate and new forms of governance are emerging . The consequences have emerged in the strategies , management practices and organizational technologies and lead to new theories of knowledge management . This study focuses on the themes of the different approaches to knowledge as well as their classification, creation and implementation within the organization . Sharing / transfer of knowledge , together with the organizational and cultural learning organization is another topic covered , with key components of knowledge management systems . It is considered important that employees are motivated to share their experiences with their colleagues based on trust and mutual respect. The study discussed the theoretical model , their interaction with the organizational culture and the implications for the effectiveness of the organization . Change always happens with a person and that this knowledge is valued within the organization needs to be shared with everyone. Work on the basis of qualitative research , whose means were bibliographic , descriptive in nature , where the methodological procedures involve research , analysis, synthesis and systematization of ideas from relevant literature was used .-
Descrição: dc.descriptionA nova sociedade considera o conhecimento como um recurso estratégico para suas organizações. O grande volume de informações que é veiculado através de variados meios tem levado as organizações a refletir sobre quais estratégias devem ser adotadas para que continuem obtendo sucesso neste mundo moderno e tão competitivo, onde a informação e o conhecimento são considerados bens de alto valor. Esta pesquisa trata da Gestão do Conhecimento na organização e foi feito um estudo teórico como base para propor um modelo de gestão do conhecimento que colabore para o crescimento e desenvolvimento das empresas. A literatura deixa claro que as maneiras tradicionais de administrar as empresas estão se revelando inadequadas e novas formas de gestão estão emergindo. As consequências disso surgiram nas estratégias, práticas de gestão e tecnologias da organização e conduzem para as novas teorias de gestão do conhecimento. Este estudo enfoca os temas sobre as diferentes abordagens do conhecimento, assim como, sua classificação, criação e implantação dentro da organização. O compartilhamento/transferência do conhecimento, juntamente com a aprendizagem organizacional e cultural da organização é outro tema abordado, sendo componentes chaves dos sistemas de gestão do conhecimento. Considera-se relevante que os colaboradores estejam motivados para compartilhar suas experiências com seus colegas baseada na confiança e respeito mútuos. O estudo discutiu o modelo teórico, sua interação com a cultura organizacional e as implicações para a eficácia da organização. A mudança acontece sempre com uma pessoa e para que esse conhecimento seja valorizado dentro da organização precisa ser compartilhado com todos. No trabalho foi utilizada a pesquisa de base qualitativa, cujos meios foram bibliográficos, de natureza descritiva, onde os procedimentos metodológicos envolvem a investigação, análise, síntese e sistematização de idéias a partir de literatura relevante.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento, Organização, Colaborador, Compartilhamento-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge Management-
Palavras-chave: dc.subjectOrganization-
Palavras-chave: dc.subjectContributor-
Palavras-chave: dc.subjectSharing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleGESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO: UM ESTUDO TEÓRICO COMO BASE PARA PROPOSIÇÃO DE UM MODELO-
Título: dc.titleKNOWLEDGE MANAGEMENT IN THE ORGANIZATION: A THEORETICAL STUDY AS A BASIS FOR PROPOSAL OF A MODEL-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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