A pacaça, a santa e o comboio: movimentos de sentido em obras de Boaventura Cardoso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadilha, Laura Cavalcante-
Autor(es): dc.contributorCPF:07600965422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727801H3-
Autor(es): dc.contributorSecco, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorCPF:49450090822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1817695469772873-
Autor(es): dc.contributorJorge, Silvio Renato-
Autor(es): dc.contributorCPF:07967463122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799316J4-
Autor(es): dc.creatorCesar, Rafael Domingues Lenz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-02-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19550-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766244-
Descrição: dc.descriptionThrough a reading of A morte do velho Kipacaça, Maio, mês de Maria and Mãe, materno mar, three isolated works by the Angolan writer Boaventura Cardoso, the intention is to demonstrate how the author constructs his plots on the basis of a constant negotiation of senses which emerge from two distinct facets of reality: the Bantu tradition and western modernity. Observing these transactions expressed in his language creation, history writing and representation of memory it is also proposed that this is the path the author has encountered to represent a kind of Angolan identity and to subvert the paradigms of coloniality which, in articulating its discourse of power, opposed local knowledge to those of the coloniser.-
Descrição: dc.descriptionAtravés da leitura de A morte do velho Kipacaça; Maio, mês de Maria; e Mãe, materno mar, três obras pontuais do escritor angolano Boaventura Cardoso, pretende-se demonstrar como o autor constrói seus enredos a partir de uma constante negociação de sentidos que emergem de duas faces distintas da realidade, a tradição banto e a modernidade ocidental. Observando tais transações, manifestas por meio da criação da linguagem, da escrita da história e da representação da memória, propõe-se ainda que este seja o caminho encontrado pelo autor para representar uma forma de identidade angolana e subverter os paradigmas da colonialidade que, pela articulação de seu discurso de poder, opôs os saberes locais aos do colonizador.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBoaventura Cardoso-
Palavras-chave: dc.subjectlinguagem-
Palavras-chave: dc.subjecthistória-
Palavras-chave: dc.subjectmemória-
Palavras-chave: dc.subjectcolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectBoaventura Cardoso-
Palavras-chave: dc.subjectlanguage-
Palavras-chave: dc.subjectmemory-
Palavras-chave: dc.subjecthistory-
Palavras-chave: dc.subjectcoloniality-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA pacaça, a santa e o comboio: movimentos de sentido em obras de Boaventura Cardoso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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