Do Mulungu ao Museu: uma Etnografia do Museu do Mamulengo e da Nova Geração de Glória do Goitá

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorBitter, Daniel-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Maria das Graças Índias-
Autor(es): dc.contributorSilva , Daniel Roberto dos Reis-
Autor(es): dc.contributorBarreto, Alessandra Siqueira-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Ana Beatriz Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766237-
Descrição: dc.descriptionEsta tese de doutorado busca entender a organização da Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá e sua relação com os mamulengueiros da Nova Geração. O interesse principal desta tese está em analisar o contexto sociocultural no qual se encaixam a Associação e a formação do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá. A partir disso, como se dá a inserção de novos mamulengueiros e bonequeiros, suas tensões e atualizações no brincar mamulengo. O trabalho começa, em um primeiro momento, abordando as políticas públicas no Brasil, através do IPHAN e CNFCP, seus projetos como o Mercado Brasil e o Promoart e sua influência no trabalho da Associação. A partir desta entrada na Associação, o objetivo foi etnografar as situações ocorridas no interior do Museu do Mamulengo, como a relação do uso do Museu enquanto espaço não apenas de exposição, mas de ensino por meio de oficinas, de organização e comercialização de mamulengos. Em um segundo momento, visa analisar o surgimento de uma Nova Geração de mamulengueiros e sua relação direta com os Mestres mamulengueiros já estabelecidos, mostrando os conflitos, estratégias e posterior estabelecimento enquanto novos Mestres. Por fim, o trabalho tenta apresentar os personagens do brincar mamulengo, sua relação com o meio rural e as atualizações da brincadeira feita pelos novos mamulengueiros. Com o aparecimento da pandemia de covid-19, o trabalho traz também como o mamulengo entra em outro tipo de apresentação, por meio de lives, e como essas atualizações na forma do brincar mamulengo continuam se articulando com o contexto histórico e social em que se encontram, com passagens defendendo vacinação, retirando passagens preconceituosas, entre outras.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis seeks to understand the organization of the Associação de Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá (Glória do Goitá’s Mamulengueiros and Artisans Association) and its relationship with the mamulengueiros of Nova Geração. The main interest of this thesis is analysing the sociocultural context in which the Association is located and the formation of the Museum of Mamulengo of Glória do Goitá. Starting by that, how new mamulengueiros (puppeteers) and bonequeiros (handcrafter) join the Association, its tensions and actualizations in the way they play the mamulengo. This work starts, at first, discussing Brazil’s public policies, organized by IPHAN and CNFCP, its projects like Mercado Brasil and Promoart, and its influence in the Association’s work. After this, the main objective was to etnograph situations that happened inside the Museum of Mamulengo, just as the use of the Museum not as place only for exhibitions, but as a place that offers workshops, that organizes and comercialize mamulengos. In a second moment, it seeks to analyze the emergence of a Nova Geração (New Generation) of mamulengueiros and its direct relation with established Mestre mamulengueiros, showing its conflicts, strategies and later establishment as new Mestres. At last, this work tries to show the characters of a mamulengo play, its relation with the rural areas, just as the actualizations the new Mestres make in the play. With the advent of the covid-19 pandemic, this work also brings how mamulengo shows itself in another type of public arena, by making live appearances on social media, and how these actualizations in the way they play mamulengo continues to articulate with the social and historical context they find themselves in, with parts of the show speaking about vaccination, removing discriminatory content, among other topics.-
Descrição: dc.description233 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMamulengo-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas culturais-
Palavras-chave: dc.subjectAssociativismo-
Palavras-chave: dc.subjectPernambuco-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu do mamulengo-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de fantoches-
Palavras-chave: dc.subjectPuppet-
Palavras-chave: dc.subjectCultural policies-
Palavras-chave: dc.subjectAssociativism-
Palavras-chave: dc.subjectUrban anthropology-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimony-
Título: dc.titleDo Mulungu ao Museu: uma Etnografia do Museu do Mamulengo e da Nova Geração de Glória do Goitá-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.