A apropriação na contemporaneidade: as reverberações de Borges e seus textos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Lívia-
Autor(es): dc.creatorCapaverde, Tatiana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766236-
Descrição: dc.descriptionA tese proposta analisa a função autoral em textos contemporâneos que desautorizam o autor da detenção de sentido e praticam a intertextualidade e a pós-produção como atos constitutivos da criação literária a fim de demonstrar que o conceito de autor passa a abarcar a função de autor-leitor nas apropriações realizadas do nome e dos textos de Jorge Luís Borges. Para tanto o tema é abordado sob dois aspectos: a presença de Jorge Luís Borges como personagens em textos alheios e a prática da reescrita por autores contemporâneos de “El Aleph” e El Hacedor do mesmo autor. Fazem parte do corpus de análise as narrativas Los Testigos (2005) de Jaime Begazo e Borges e os Orangotangos Eternos (2000) de Luis Fernando Veríssimo nas quais é examinada a presença de Borges como personagem. Já nas análises das reescritas “El Especialista o La verdad sobre el Aleph” (2005) de Roberto Fontanarrosa, El Aleph Engordado (2009) de Pablo Katchadjian e El Hacedor (de Borges), Remake (2011) de Agustín Fernández Mallo é focalizado o processo de apropriação de textos específicos borgeanos. Objetivas e mostrar que Borges é um morto presente, que continua a atuar como autor em convivência com autores contemporâneos no universo ficcional e que seus textos Borges continuam a reverberar em textos alheios. Conclui-se que na contemporaneidade o conceito de autoria está ressemantizado, o autor está vivo e atuante na malha das letras, sendo mantido e alimentado pelas mitografias e pela função autoral exercida por diferentes agentes na trama narrativa-
Descrição: dc.descriptionThe proposed thesis analyzes the authorial role in contemporary texts which take away the author‟s authority in holding all the meaning and use intertextuality and post-production as acts that constitute literary production in order to show that the author‟s concept begins to comprehend the function of author-reader in the appropriations of the name and writing of Jorge Luís Borges. In that sense, the theme is approached under two aspects: the presence of Jorge Luís Borges as characters in works of others and the practice of rewriting by contemporary authors of the works “El Aleph” and El Hacedor, by the same author. The works Los Testigos (2005), by Jaime Begazo, and Borges e os Orangotangos Eternos (2000), by Luis Fernando Veríssimo are part of the analyzed corpus and seek to observe the presence of Borges as a character in both texts, which recreate the enigma novel and present the authorship being acted by author-readers.The analyses of the rewritings “El Especialista o La verdad sobre el Aleph” (2005), by Roberto Fontanarrosa, El Aleph Engordado (2009), by Pablo Katchadjian and El Hacedor (de Borges), Remake (2011), by Agustín Fernández Mallo, focus on the process of appropriation and rewriting of specific Borgean texts. The goal is to show that Borges is dead but present, continuing to act as an author, living with contemporary authors in the fictional universe, and his Borges-texts keep reverberating in the texts of others. The conclusion is that, in the contemporary age, the concept of authorship has been given a new meaning; the author is alive and active in the literary world, being kept and fed by the mythographies and by the authorial role executed by different agents in the narrative plot-
Descrição: dc.description192f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectApropriação-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPós-produção-
Palavras-chave: dc.subjectJorge Luís Borges-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectBorges, Jorge Luis 1899-1986-
Palavras-chave: dc.subjectAppropriation-
Palavras-chave: dc.subjectAuthorship-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextuality-
Palavras-chave: dc.subjectPostproduction-
Título: dc.titleA apropriação na contemporaneidade: as reverberações de Borges e seus textos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.