Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cafezeiro, Isabel Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Cruz da | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Maykom Vanderson da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27939 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766226 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é compreender a metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom), para avaliar o cenário do ensino virtual e refletir como está sendo empregada após a pandemia. Além da pesquisa teórica, também foram realizados um trabalho de campo, iniciado por entrevistas com uma professora e uma aluna - do bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense - as quais vivenciavam essa experiência e, mais adiante, foi feito o acompanhamento presencial desse método em execução numa aula da mesma educadora, antes da pandemia da COVID-19. Os relatos das entrevistadas vão nos nortear e nos fazer compreender como a metodologia da sala de aula invertida é uma prática transformadora que se utiliza dos meios tecnológicos para um melhor ensino, colaborando com os professores e com os alunos. | - |
Descrição: dc.description | The goal of this work is to understand the flipped classroom methodology, to evaluate the virtual teaching scenario and reflect on how it is being used after the pandemic. In addition to the theoretical research was made, field work was also carried out, starting with interviews with a teacher and a student - from the bachelor’s degree in Biological Sciences at the Fluminense Federal University - who were experiencing this experience and, later on, face-to-face monitoring of this method was carried out in a class by the same teacher, before the COVID-19 pandemic. The interviewees’ reports will guide us and make us understand how the flipped classroom methodology is a transforming practice that uses technological means for better teaching, collaborating with teachers and students. | - |
Descrição: dc.description | 38 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula invertida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flipped Classroom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technological Tools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active Methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Título: dc.title | Investigações sobre procedimentos inovadores em sala de aula: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: