Investigações sobre procedimentos inovadores em sala de aula: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCafezeiro, Isabel Leite-
Autor(es): dc.contributorSeixas, Flávio Luiz-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.creatorCampos, Maykom Vanderson da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27939-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766226-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é compreender a metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom), para avaliar o cenário do ensino virtual e refletir como está sendo empregada após a pandemia. Além da pesquisa teórica, também foram realizados um trabalho de campo, iniciado por entrevistas com uma professora e uma aluna - do bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense - as quais vivenciavam essa experiência e, mais adiante, foi feito o acompanhamento presencial desse método em execução numa aula da mesma educadora, antes da pandemia da COVID-19. Os relatos das entrevistadas vão nos nortear e nos fazer compreender como a metodologia da sala de aula invertida é uma prática transformadora que se utiliza dos meios tecnológicos para um melhor ensino, colaborando com os professores e com os alunos.-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this work is to understand the flipped classroom methodology, to evaluate the virtual teaching scenario and reflect on how it is being used after the pandemic. In addition to the theoretical research was made, field work was also carried out, starting with interviews with a teacher and a student - from the bachelor’s degree in Biological Sciences at the Fluminense Federal University - who were experiencing this experience and, later on, face-to-face monitoring of this method was carried out in a class by the same teacher, before the COVID-19 pandemic. The interviewees’ reports will guide us and make us understand how the flipped classroom methodology is a transforming practice that uses technological means for better teaching, collaborating with teachers and students.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped Classroom-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological Tools-
Palavras-chave: dc.subjectBlended Learning-
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleInvestigações sobre procedimentos inovadores em sala de aula: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.