Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amorim, Sérgio Roberto Leusin de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Pedro da Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | Menegotto, José Luis | - |
Autor(es): dc.contributor | Lomardo, Louise Land Bittencourt | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Fernanda Fonseca de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766216 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o potencial de uso do BIM para a realização de algumas verificações de desempenho pelos arquitetos nas etapas iniciais de projeto, segundo os critérios da ABNT NBR 15575. Este estudo é motivado pela vigência próxima desta norma, seu caráter de compulsoriedade, e os riscos de sua exigibilidade em função das deficiências da cadeia produtiva da construção civil, que dificultam o atendimento da mesma. Além disso, parte das seguintes premissas: i) as metodologias e procedimentos de avaliação de desempenho estão distantes da prática dos escritórios de arquitetura e são realizadas na maior parte dos casos por consultores externos nas etapas finais do processo de projeto; ii) os maiores benefícios em termos de custo e desempenho ocorrem quando estas questões são abordadas desde as etapas iniciais de projeto; iii) a maior parte dos softwares de simulação de desempenho apresenta interface complexa, o que dificulta a incorporação destes pelos arquitetos nas etapas iniciais de projeto. Neste trabalho apresentamos alguns recursos do software de concepção de projeto REVIT, desenvolvido dentro da lógica BIM, que possibilita a realização de algumas das verificações de desempenho previstas na ABNT NBR 15575. Em função da interface mais simplificada em comparação com os softwares focados na realização de simulações, ele pode contribuir para a incorporação das avaliações de desempenho pelos arquitetos nas etapas iniciais de projeto. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | We study the applicability of BIM (Building Information Modeling) as tool for evaluating building performance according to ABNT NBR 15575 norm in the first stages of a project. This work is motivated by the implementation of this norm in the near future, and its compulsory aspect, and also by the following facts assumed to be true: i) usually, building performance evaluation is performed outside architecture offices by consultants in the final steps of a project; ii) the softwares used in this evaluations have a complex interface, making it application in the beginning of a project hard for architects; iii) the cost and performance of a building can be optimized when evaluation tools are available in the early stages of a project. In our study, we show how REVIT software can be help architects to attend some of the criteria from the ABNT NBR 15575 norm. The main advantage of this tool is its user friendly interface, making the verification of the ABNT NBR 15575 norm easier to be implemented in the design process. | - |
Descrição: dc.description | 120 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho de edifícios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem da informação da construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto arquitetônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifício | - |
Palavras-chave: dc.subject | BIM - Building Information Modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | NBR ISO 15575 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building information modeling | - |
Título: dc.title | O potencial e limitações do BIM - building information modeling para o atendimento da ABNT NBR 15575 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: