Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Flávia Lages de | - |
Autor(es): dc.contributor | Frydberg, Marina Bay | - |
Autor(es): dc.contributor | Telles, Mário Ferreira de Pragmácio | - |
Autor(es): dc.creator | Pessanha, Guilherme Meneguci | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32726 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766173 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso pretende abordar a evolução da internet no Brasil, desde a fase inicial de acesso via IP discado até a democratização promovida pelo projeto da Rede Nacional de Pesquisa, passando pelos períodos da Web 1.0 à Web 3.0 com inteligência artificial, destacando o papel crucial das redes sociais, especialmente o YouTube, no cenário atual, com questionamentos sobre seu viés político e influência na formação de audiência. A utilização dos conceitos como capital social, campo, economia da atenção e capitalismo de vigilância, pânico moral relacionado a questões de gênero e sexualidade. Por fim, fazer uma análise quantitativa, utilizando estatísticas para compreender aspectos como seguidores, viralização e capital econômico de canais, e uma análise qualitativa do conteúdo de um canal LGBT e um canal Bolsonaristas, explorando a competição pelo mesmo território digital. | - |
Descrição: dc.description | This study, which concludes the course, aims to address the evolution of the internet in Brazil, from the initial phase of dial-up access to the democratization promoted by the National Research Network project, spanning from the Web 1.0 to Web 3.0 with artificial intelligence. It highlights the crucial role of social networks, especially YouTube, in the current scenario, raising questions about their political bias and influence on audience formation. The study incorporates concepts such as social capital, field, attention economy, and surveillance capitalism, along with moral panic related to gender and sexuality issues. Lastly, a quantitative analysis employing statistics is conducted to comprehend aspects such as followers, virality, and economic capital of channels, coupled with a qualitative analysis of content from one LGBT channel and one Bolsonaro-supporting channel, exploring the competition within the same digital territory. | - |
Descrição: dc.description | 58 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Território | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolsonarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minoria sexual - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extremistas de direita - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservantismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais - Aspectos políticos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet e ativismo - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territory | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBT | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolsonarism | - |
Título: dc.title | Youtube: O território de disputa entre LGBTs e Bolsonaristas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: