Bullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane-
Autor(es): dc.contributorDias, Regina Lúcia Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorSoares, Rosana da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766171-
Descrição: dc.descriptionO fenômeno bullying sempre esteve presente dentro do ambiente escolar. Por séculos, suas práticas foram consideradas como “brincadeiras entre crianças” ou num termo mais popular “uma zoeira”, sem levar em conta suas diversas consequências ao outro. Porém, durante os anos, pesquisadores como Dan Olweus começaram a analisar e refletir sobre as práticas de violências ocorridas dentro do ambiente escolar e avaliar as suas consequências. A mídia, por vezes, noticia casos graves de bullying que fugiram do controle, transformando-se em verdadeiras bárbaries, como foi o caso de Columbine em 1999. O trabalho a seguir, possui como objetivo apresentar o conceito, os casos, os tipos de violências e as consequências do bullying, analisando o contexto legislativo e a formação inicial dos professores. Este trabalho possui como principal intuito conscientizar o leitor sobre o fenômeno e suas abordagens na legislação, e estimular a criação de programas e currículos escolares mais eficazes para o tratamento dessas violências. O Estado, as redes de ensino, as equipes pedagógicos, os alunos, pais e responsáveis e toda sociedade precisam estar cientes e dispostos a combater toda e qualquer violência que possa aparecer nos espaços educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe bullying phenomenon has always been part of the school environment. For centuries, its practice was considered as “children's play” or in a more popular term “a joke”, without taking into consideration its various consequences for others. However, over the years, researchers such as Dan Olweus began to analyze and reflect on the practices of violence that occurred within the school environment and to evaluate their consequences. The media, sometimes, reports serious cases of bullying that got out of control, turning into true barbarism, as the case of Columbine in 1999. The following work aims to present the concept, the cases, the types of violence and the consequences of bullying, analyzing the legislative context and the initial teacher education. The main purpose of this work is to make the reader aware of the phenomenon and its approaches in legislation, and to stimulate the creation of more effective school programs and curriculum for the treatment of these types of violence. The State, the school systems, the pedagogical staff, the students, parents, guardians and society as a whole need to be aware and willing to tackle any and all violence that may appear in educational spaces.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBullying-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Título: dc.titleBullying e as práticas docentes: a saída para educar para a paz-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.