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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Rainha da | - |
Autor(es): dc.contributor | Alonso, Fábio Roberto Barbolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Alberto Neves dos | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Patricia de Oliveira Mesquita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766128 | - |
Descrição: dc.description | O primeiro Estado brasileiro a adotar uma política pública de cotas, para negros, na educação superior pública, em nível estadual, foi o Rio de Janeiro, seguido do Estado da Bahia. A partir deles outros Estados começaram a reconhecer a importância e a necessidade de uma sociedade mais justa, com a implantar também da Lei de cotas, em suas universidades. O debate acerca das interpretações e do desenvolvimento das relações étnico raciais e das políticas públicas são de grande relevância para se qualificar e entender a situação atual do país e, a partir desta análise, propor melhorias para garantir políticas públicas de qualidade. A proposta desse trabalho nasceu de uma pesquisa realizada entre os anos de 2017 e 2018 na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, sobre a política de cotas nas universidades e a inclusão social. À época, a investigação analisou o desempenho dos alunos cotistas e sua aceitação no grupo acadêmico, tentando, dessa forma, buscar respostas que serviriam de subsídios para as políticas públicas de inclusão. O corpus desta pesquisa abrangeu, os cursos de graduação nas áreas de Educação, Administração, Medicina, Odontologia, Direito, Engenharia Química, Letras e Matemática (dos períodos de 2013.1 e 2013.2). Buscando estudar a implementação do sistema de cotas como política pública de ação afirmativa conducente à inclusão social e elucidar maneiras de interação da Administração nesse processo e formas de participação da sociedade em interesses comuns. Para tanto, utilizou-se ampla pesquisa documental com vasta revisão da literatura sobre o assunto e uso de dados estatísticos obtidos através de uma etnografia. Ademais, o trabalho em tela deseja contribuir para essa caminhada propondo um modelo das experiências da política de cotas na Universidade Brasileira, tomando a UFF como objeto de observação. | - |
Descrição: dc.description | The first Brazilian state to adopt a public quota policy for blacks in public higher education at the state level was Rio de Janeiro, followed by the state of Bahia. And only after that, when other Brazilian states, recognizing the importance and the need for a more just society, also began to implement the Quota Law in their universities. Building knowledge is looking at the process that culminated in a given result and inferring how history and interest groups influence the finding. The debate about the interpretations and the development of ethnic racial relations and public policies are of great relevance to qualify and understand the current situation in the country and, based on this analysis, propose improvements to ensure quality public policies. The purpose of this work was born from a research carried out between the years 2017 and 2018 at the Universidade Federal Fluminense (UFF), in Rio de Janeiro, on the quota policy in universities and social inclusion. At the time, the investigation analyzed the performance of quota students and their acceptance in the academic group, thus trying to seek answers that would serve as subsidies for public inclusion policies. The corpus of this research covered, at the time, undergraduate courses in the areas of Education, Administration, Medicine, Dentistry, Law, Chemical Engineering, Letters and Mathematics (from the periods 2013.1 and 2013.2). Seeking to study the implementation of the quota system as a public policy of affirmative action conducive to social inclusion and to elucidate ways of interaction of the Administration in this process and ways of society participation in common interests. To this end, extensive documentary research was used with a vast literature review on the subject and use of statistical data obtained through an ethnography. In addition, the work on canvas wishes to contribute to this journey by proposing a model of the experiences of quota policy at the Brazilian University, taking UFF as an object of observation. | - |
Descrição: dc.description | 45 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de cotas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de conclusão de curso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quota system | - |
Título: dc.title | A relação entre administração e políticas públicas: as ações afirmativas em foco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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