Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Renato Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766113 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda a necessidade de ampliação da função pedagógica do bibliotecário escolar, considerando a realidade da escola pública brasileira e os problemas políticos que esta instituição vem enfrentando nas últimas décadas. Ressalta a importância da participação do bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, a partir do trabalho colaborativo com a equipe pedagógica da escola. Reforça a ideia de que o bibliotecário é peça fundamental no fluxo da informação no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando o seu papel de mediador da informação na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho parte do pressuposto de que o processo de construção do conhecimento no aluno é uma dialética que depende de variáveis como a família, da influência do meio social onde vive, das políticas educacionais do governo e dos objetivos da escola. Destaca o poder de ação do bibliotecário diante desta realidade, salientando a importância da perspectiva sociológica da ação biblioteconômica na escola, ressaltando que o bibliotecário é, além de um profissional técnico, um agente de inclusão social e promotor da cidadania. Aponta o processo de letramento informacional, na perspectiva da competência informacional, como uma possibilidade de ampliação da função pedagógica do bibliotecário escolar, esclarecendo que esta perspectiva de ação possibilita a mudança subjetiva do aluno por meio da informação e do conhecimento, considerando ser este o primeiro grande passo para melhorias na sociedade | - |
Descrição: dc.description | This paper addresses the need to expand the educational role of the school librarian, considering the reality of the Brazilian public school and political problems that the Commission has faced in recent decades. It emphasizes the importance of the participation of librarians in the processes of teaching and learning, as also their collaboration with school teaching staff; reinforces the idea that the librarian is a key part in the information flow in the teaching-learning process, highlighting its information mediating role in the construction of knowledge in the school environment. This paper assumes that the knowledge building process in student is a dialectic that depends on variables such as family, the influence of the social environment where they live, educational government and school objectives policies. Highlights the librarian action power before this reality, stressing the importance of sociological perspective of library science in school action, pointing out that the librarian is in addition to a technical professional, an agent of social inclusion and citizenship promoter. Points the process of information literacy from the perspective of information literacy as a possibility to expand the educational role of the school librarian, clarifying that this perspective of action enables the subjective change the student through information and knowledge, considering it to be the first big step improvements in society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informational literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Biblioteca escolar e cidadania: um estudo na perspectiva do letramento informacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: