Intercâmbio cultural e educativo: o relato de uma experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorFialho, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorSerra, Carlos Henrique Aguiar-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Luiza Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766083-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetivou descrever o relato da vivência de uma licencianda durante a graduação em Ciências Sociais na Ilha de Malta. A experiência de intercâmbio realizada no período de três meses possibilitou a aquisição de novos conhecimentos profissionais, pessoais e culturais. O estudo aborda a importância de um intercâmbio para a formação docente, analisando as relações de proximidade que foram estabelecidas com pessoas de diferentes países, a imersão em uma cultura distinta e a aprendizagem diária de uma nova língua. Os depoimentos de alguns intercambistas apresentam demais visões a respeito desta experiência. De toda forma, cada ator social, pertencente àquele mesmo grupo de indivíduos que habitava a mesma escola, tinha o intercâmbio como ponto em comum entre eles. Essa relação entre os atores sociais, que tem o intercâmbio como mecanismo de intermediação, propicia a formação de papéis sociais, funcionais para a estrutura do campo de relações internas e externas ao espaço da escola. Isso se dá principalmente porque a escolha por um intercâmbio não ocorre senão em busca do crescimento pessoal e profissional-
Descrição: dc.descriptionThis article’s main goal is to describe the life experience of a Social Sciences graduate at Malta Island. The Exchange experience in a three month period made possible the acquisition of new professional, personal and cultural knowledge. This study approaches the importance of a foreign exchange to a teacher’s formation, analyzing the close relationships stablished between people from different countries, the immersion in a different culture and the learning of a foreign language on a daily basis. The reports of some students present other visions about this experience. Each social actor belonging to that same group of individuals, living in the same school, had the exchange as common ground between them. With the Exchange as an intermediation mechanism, the relationship between these social actors enables the formation of social roles, functional to the field of the internal and external relations at the school. This happens because of the personal and Professional growth an Exchange provides-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIntercâmbio educacional internacional-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectIntercâmbio educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação internacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectCiências sociais-
Palavras-chave: dc.subjectInternational education exchange-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Science students-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleIntercâmbio cultural e educativo: o relato de uma experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.