No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Deise Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081D4-
Autor(es): dc.contributorDominick, Rejany dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700272Z8-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Duarte Lopes Lucas da-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772233H8-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236626D8-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Carlos Alberto Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30916-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766070-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimento-
Descrição: dc.descriptionThe present research, through the case study method, analyses educational discipline and its relation to child and teenager protection issues in Brazil in Brazil. The case selected is related to a private school, in which four students from elementary school (8th grade) were involved in matters of poor behaviour discipline and the measures the teachers could take, considering the directions given by the institution´s lawyer. The case allows reflections about the role of the educational programs, the responsabilities of the people involved and the need for harmony between all of them. This harmony is necessary to the students recognition as human being during the process of early education. To sum up, young students should have certain rights and they need protection and support for their proper educational development-
Descrição: dc.description114 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDireito educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina escolar-
Palavras-chave: dc.subjectProteção à criança e ao adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina na escola-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência ao menor-
Palavras-chave: dc.subjectEducational law-
Palavras-chave: dc.subjectSchool discipline-
Palavras-chave: dc.subjectChildren and teenagers´ protection-
Título: dc.titleNo meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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