Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.contributor | Marins, Pedro de Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Perez, Daniel Lopes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766066 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de execução de um jogo em sala de aula: o Rapote. Primeiramente, é apresentada a história do autor e tudo que leva este projeto a ser elaborado. Em seguida, o contexto deste tipo de prática na educação é discutido com base em argumentos de alguns autores que falam de jogos e dos documentos oficiais que norteiam a educação brasileira. Como eles devem ser aplicados, quais cuidados devem ser tomados e quais os ben efícios de sua aplicação. Posteriormente são apresentados os conceitos que constituem o Rapote em si e que são relevantes para a educação: a álgebra “est á tica” e cálculo mental . Esta parte se baseia muito em documentos oficiais. Ao final, é apresentado o j ogo, com suas regras e particularidades. São propostas reflexões sobre seu uso e qual a importância que ele pode ter para os alunos que usufru a m dele, além de possíveis adaptações. Em anexo , um pequeno texto sobre o Guia PNLD 2020 e os jogos, que nos ajudo u a refletir sobre os jogos e suas relações com os livros didáticos | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Matemática e Estatística | - |
Descrição: dc.description | 37 f. | - |
Descrição: dc.description | 37 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Título: dc.title | Rapote: uma proposta de utilização de jogos no ensino de Matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: