Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Maurício de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Rosana dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766061 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho faz uma releitura da historiografia clássica do cinema brasileiro, pela ótica dos negros, visando enaltecer figuras que nunca fizeram questão de estudar ou falar sobre. Inicialmente essa monografia pretendia fazer um panorama das produções femininas negras da segunda metade do século XXI, porém a medida que a pesquisa foi avançando, ficou evidente que era necessário fazer uma análise do percurso que essas cineastas percorreram, devido a impossível desassociação das trajetórias dessas mulheres das suas obras. Antes de analisar os filmes precisamos conhecer quais as contribuições e avanços que fizeram hoje, em 2017, o cinema negro no Brasil ser liderado por mulheres. É importante salientar que neste projeto privilegiamos autoras negras e autores negros, essa postura deve-se a invisibilidade dada à essas mulheres e homens que fazem pesquisas grandiosas, mas ainda tão desconhecida da universidade, visto que poucos são conhecidos pelos professores e consequentemente aos estudantes. Esta monografia pretende lançar luz aos apagados pela história e servir como instrumento para futuras pesquisas no campo das imagens, levando em consideração as relações étnicas raciais nesse país | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretoras negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cineasta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Título: dc.title | Gênero, raça e protagonismo: o cinema negro feminino do século XXI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: