Uma conversa sobre a disciplina de Física à luz da BNCC e do novo Ensino Médio: desafios e possibilidades para a implementação das novas diretrizes educacionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorLopes, Maria Emilia Xavier Guimarães-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rodrigo da Conceição de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23664-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766045-
Descrição: dc.descriptionA Educação Brasileira passou por profundas mudanças nos últimos anos e, sem sombra de dúvida, sua maior alteração provém da Lei N. 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz novos pilares para os currículos escolares e seus geradores. Do processo de metamorfose educacional gerado, vale ressaltar aqui o Ensino Médio estruturado por áreas do conhecimento e itinerários formativos, que requer uma considerável mudança no que diz respeito à interação docente e disciplinar, demandando uma acentuada sensibilidade referente ao processo interdisciplinar de trabalho. Além disso, mudanças da carga horária, novo entendimento do que vem a ser professor, ausência de conteúdo disciplinar explicito, nova concepção de habilidades e competências, entre outras alterações presentes nos referidos documentos, que impactam toda a comunidade escolar, culminando na transformação do Brasil do futuro. O presente trabalho versa sobre os impactos gerados por essas mudanças nas Ciências da Natureza, tendo em vista como o professorado da disciplina de Física da Educação Básica entende tais mudanças em seu dia a dia. Para esse fim, um levantamento junto aos docentes do Ensino Médio foi realizado a fim de entender melhor o posicionamento dos pesquisados quanto às mudanças impostas pelas novas normas oficiais do governo brasileiro, considerando seu Saber Escolar e sua percepção da realidade local do Ensino. Os resultados apontam para um período de incertezas e possíveis retrocessos na formação dos estudantes, levando-se em conta que, nos processos de proposição e aprovação do processo de reforma do Ensino Médio e definição da BNCC correspondente, a comunidade escolar foi excluída.-
Descrição: dc.descriptionPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian Education has undergone profound changes in recent years and, without a shadow of a doubt, its biggest change comes from Law N. 13.415/2017, which modified the Law of Directives and Bases of National Education, and the National Common Core Curriculum (NCCC), which brings new pillars for school curricula and its creators. From the educational metamorphosis process generated, it is worth emphasizing here the High School structured by areas of knowledge and formative itineraries, which require a considerable change concerning the interaction of teachers and subjects, demanding a marked sensitivity regarding the interdisciplinary work process. In addition, changes in the workload, new understanding of what it is to be a teacher, lack of explicit subject content, new conception of skills and competences, among other changes present in these documents, that impact the entire school community, culminating in the transformation of the Brazil of the future. The present work deals with the impacts generated by these changes in the Natural Sciences, considering how the teachers of the Physics discipline of the Basic Education understand such changes in their daily lives. For this purpose, a survey with High School teachers was carried out in order to better understand the position of those surveyed regarding the changes imposed by the new official rules of the Brazilian government, considering their School Knowledge and their perception of the local reality of Education. The results point to a period of uncertainty and possible setbacks in the education of students, taking into account that, in the processes of proposing and approving the High School reform process and defining the corresponding NCCC, the school community was excluded.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Feral Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Natureza-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectNovo Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectNew High School-
Palavras-chave: dc.subjectNatural Sciences-
Título: dc.titleUma conversa sobre a disciplina de Física à luz da BNCC e do novo Ensino Médio: desafios e possibilidades para a implementação das novas diretrizes educacionais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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