Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xoán Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:11690875522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758659Y0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Daher, Maria Del Carmen Fátima González | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12780645322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767373T4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lagorio, Maria Aurora Consuelo Alfaro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:79650455422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1278128179315100 | - |
Autor(es): dc.creator | Blanco, Ariel Matías | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18897 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766032 | - |
Descrição: dc.description | Presentamos en este trabajo una reflexión crítica de los aspectos lingüísticos, políticos e históricos implicados en la (des)construcción de representaciones identitarias sobre América Latina, principalmente en el contexto político-educacional brasileño. Teniendo en cuenta el vínculo de esta investigación con el área de Enseñanza-Aprendizaje de Español como Lengua Extranjera, buscamos comprender de qué manera son producidos ciertos sentidos sobre la identidad cultural latinoamericana en libros didácticos y como las condiciones históricamente institucionalizadas influencian estos procesos de significación. Mediante el análisis discursivo del corpus conformado por textos extraídos de cuatro libros didácticos de español, nos planteamos el objetivo de identificar factores y procesos que viabilizan la producción, circulación e institucionalización de discursos y representaciones sobre América Latina. El discurso didáctico textualizado en los libros analizados nos permitió remitir la materialidad lingüística a dos formaciones ideológicas dominantes: la hispanofonía y la ideología mercantil de la lengua y la cultura. De esta manera, pudimos concluir que el descriptivismo despolitizado de la cultura y el normativismo estratificado de la lengua presentes en los soportes textuales contribuyen para naturalizar una imagen latinoamericana subalterna, deficitaria y exótica, solapando conflictos geopolíticos y tensiones socio-históricas. Esta investigación pertenece al campo de la Lingüística Aplicada, no obstante, está localizada en la confluencia de varios campos de estudio, permitiendo una visión multidisciplinar de los procesos analizados. El Análisis del Discurso, los Estudios Culturales, los estudios en representaciones sociales, la teoría pos-colonial y el socioconstuctivismo proporcionan el soporte teórico y metodológico. | - |
Descrição: dc.description | Apresentamos neste trabalho uma reflexão crítica dos aspectos linguísticos, políticos e históricos envolvidos na (des)construção de representações identitárias sobre América Latina, principalmente no contexto político-educacional brasileiro. Levando em consideração o vínculo desta pesquisa com a área de Ensino-Aprendizado de Espanhol como Língua Estrangeira, buscamos compreender de que maneira são (re)produzidos certo(s) sentido(s) sobre a identidade cultural latino-americana em livros didáticos e como as condições historicamente institucionalizadas influenciam esses processos de significação. Mediante a análise discursiva do corpus conformado por textos extraídos de quatro livros didáticos de espanhol, objetivamos identificar fatores e processos que viabilizam a produção, a circulação e a institucionalização de discursos e representações sobre América Latina. O discurso didático textualizado nos livros analisados nos permitiu remeter a materialidade linguística a duas formações ideológicas dominantes: a hispanofonia e a ideologia mercantil da língua e da cultura. Assim, concluímos que o descritivismo despolitizado da cultura e o normativismo estratificado da língua presentes nos suportes textuais contribuem para a naturalização de uma imagem de América Latina subalterna, deficitária e exótica, solapando conflitos geopolíticos e tensões sócio-históricas. Esta pesquisa encontra-se inserida no campo da Linguística Aplicada, porém, localiza-se na confluência de vários campos de estudo, permitindo uma visão multidisciplinar dos processos analisados. A Análise do Discurso, os Estudos Culturais, as pesquisas em representações sociais, a teoria pós-colonial e o socioconstrucionismo proporcionam suporte teórico e metodológico. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidad cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libros didácticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representaciones sociales | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Identidades (mono)culturais latino-americanas : discursos e representações em livros didáticos de espanhol como língua estrangeira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: