O impacto de poluição do ar sobre resultados educacionais no município do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSant’Anna, André Albuquerque-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2809896893987958-
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035-
Autor(es): dc.contributorCampos, Maína Celidonio de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6574252829649058-
Autor(es): dc.creatorPinto, Daniel de Souza Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26195-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766010-
Descrição: dc.descriptionEste estudo avalia a relação entre poluição do ar e desempenho escolar em provas no município do Rio de Janeiro. Há uma crescente literatura que trata dessa relação.Em geral, os resultados apontam o impacto negativo da poluição atmosférica sobre desempenho escolar. Neste estudo, temos acesso a uma base de dados administrativos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que contém as notas das provas bimestrais aplicadas na rede municipal da cidade, da qual utilizamos o período entre 2013 e 2016. Para mensurar o efeito da poluição, utilizamos também dados do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que possui estações de monitoramento da qualidade do ar distribuídas pelo estado do Rio de Janeiro. Explorando as variações diárias de material particulado com diâmetro de até 10 micrômetros (PM10), avaliamos o efeito do mesmo sobre o desempenho dos alunos. O material particulado é composto pela mistura de partículas tóxicas oriundas de diversas atividades e tem seus efeitos nocivos para a saúde já bem documentados. Em nosso modelo principal, criamos variáveis binárias para mensurar o efeito não-linear de diferentes categorias de poluição sobre as notas. Tais variáveis são estabelecidas com base nos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e nas metas transitórias estabelecidas para locais com alta poluição. O Rio de Janeiro apresenta oscilações no nível de PM10 que ultrapassam esses parâmetros. Quando o nível do poluente se situa apenas dentro do limite da meta transitória mais alta (no caso, mais tolerante) da OMS, encontramos um efeito negativo de cerca de 0,5 ponto sobre as notas dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study evaluates the connection between air pollution and school results by students in tests applied at Rio de Janeiro, Brazil. There is a growing literature addressing this relation. Results mostly point to a negative impact of atmospheric pollution on student performance. In this study, we have access to an administrative dataset from the Rio de Janeiro Education Department comprising scores in tests applied the city’s public schools. We use data from the period that covers 2013 to 2016. In order to analyze the effect of pollutants on students’ school performance, we also use data from Rio de Janeiro’s State Institute for Environment (INEA), which has a network of air monitoring stations throughout the state. We explore daily variations in particulate matter (PM10), which includes particles of a maximum diameter of 10 micrometers. Particulate material is made of toxic particles which are mostly residuals of different economic activities, causing well documented harmful effects in human health. Our main model is composed of binary variables to evaluate the non-linear effect of different pollution categories on test scores. Those variables are established having as references the recommended guidelines of the World Health Organization (WHO), as well as the interim guidelines established by the organization for places with higher pollution levels. Rio de Janeiro shows oscillations in PM10 levels that surpass these parameters. When the pollutant’s registered level is only within the highest (the most tolerant) WHO interim target, we find a negative effect of around 0.5 point on test scores (which are scaled from 0 to 10).-
Descrição: dc.description85 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProvas Bimestrais-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição Atmosférica-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Particulado-
Palavras-chave: dc.subjectModelos-Não LIneares-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPoluição atmosférica-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Exams-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectAir Pollution-
Palavras-chave: dc.subjectParticulate Matter-
Palavras-chave: dc.subjectNon-Linear Models-
Título: dc.titleO impacto de poluição do ar sobre resultados educacionais no município do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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