Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandão, André Augusto Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:22322122422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798596J5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria da Luz Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:22553543022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2255354305899190 | - |
Autor(es): dc.contributor | Heringer, Rosana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76435200122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9066311393158506 | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Alessandra de Melo Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:13:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:13:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19008 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766007 | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents and discusses data concerning the policy to reserve places for african descent, implemented at the State University of Montes Claros (UNIMONTES) in 2005. The data analyzed here are focused on the variables: classification and racial quota law, or seek to understand who those students who benefit from racial politics of the university as they would go if there is identification with a racial identity and still, what is the position that these students adopt towards racial reserve places. This discussion arises as extremely timely, because, besides being controversial, racial politics adopting ways of selection of beneficiaries who have been questioned by some actors and social and defended by others. At first, we addressed the racial inequalities in Brazil and the main controversies about the politics of quotas. Later, we worked with all forms of racial classification in Brazil. Soon after, we characterize the locus of study, the city where the university is located, a brief history of the institution, its laws and quota data for the years 2005, 2006 and 2007. Finally, we treat the issue of racial classification and accession to the quota policy, giving voice to the subjects, through semi-structured interviews. During the interviews, it was also possible to advance the discussion about how the racial quota is valued by its beneficiaries. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta e discute dados referentes à política de reserva de vagas para afrodescendentes, implementada na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no ano de 2005. Os dados analisados aqui estão voltados para as variáveis: classificação racial e legislação de cotas, ou seja, procuramos compreender quem são esses alunos que se beneficiam da política racial da universidade, como eles se classificam, se existe a identificação com uma identidade racial e, ainda, qual é o posicionamento que esses alunos adotam frente à reserva de vagas raciais. Essa discussão se coloca como extremamente oportuna, pois, além de serem polêmicas, as políticas raciais adotam formas de seleção dos beneficiários que têm sido questionadas por alguns atores e sociais e defendidas por outros.Em um primeiro momento, abordamos as desigualdades raciais no Brasil e as principais controvérsias sobre as políticas de cotas. Posteriormente, trabalhamos com as formas de classificação racial no Brasil. Logo após, caracterizamos o locus da pesquisa, o município em que a universidade está inserida, traçando um breve histórico da instituição, sua legislação de cotas e dados referentes aos anos de 2005, 2006 e 2007. Finalmente, tratamos da questão da classificação racial e adesão à política de cotas, dando voz aos sujeitos, através de entrevistas semi-estruturadas. Nas entrevistas realizadas, foi possível também avançar na discussão sobre como a cota racial é avaliada por seus beneficiários. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social | - |
Publicador: dc.publisher | Serviço Social | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condição social do negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identificação racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação de cotas. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social status of blacks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Right to education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affirmative actions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial identification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black people | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quota legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | - |
Título: dc.title | Identificação racial e uso da política de cotas na UNIMONTES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: