Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.creatorBlanco, Felipe de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21821-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/766003-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe a compreender como o conceito de partido político é trabalhado nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018. A pesquisa se debruçou em três livros didáticos : Sociologia para jovens do século XXI, Sociologia em movimento e Sociologia Hoje. Buscou-se realizar um levantamento histórico da discussão sobre partidos políticos no campo científico, com o objetivo de acompanhar as suas principais teorias, as transformações organizacionais e do seu papel na sociedade contemporânea ocidental e no Brasil. Em seguida, se discute o espaço do livro didático dentro do cenário escolar e um levantamento da trajetória da intermitência da Sociologia no currículo, demonstrando a formação de seus documentos curriculares e a sua recente inserção no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Por fim, com base nos três livros didáticos de Sociologia selecionados, realiza-se uma investigação sobre os partidos políticos, analisando as principais teorias, autores, correlações conceituais e os temas que são utilizados para tratar a questão-
Descrição: dc.descriptionThis work consists of understanding how the concept of political partie is worked in sociology textbooks approved by the PNLD 2018. The research focused on three textbooks: Sociology for young people of the 21st century, Sociology in movement and Sociology Today. We sought to carry out a historical survey of the discussion of political parties in the scientific field, in order to follow their main theories, organizational transformations and their role in contemporary Western society and Brazil. Next, the space of the didactic book is discussed within the school scene and a survey of the trajectory of the intermittence of Sociology in the curriculum, showing the formation of its curricular documents and its recent insertion in the National Program of Didactic Book (PNLD). Finally, based on the three sociology textbooks selected, an investigation is carried out on political parties, analyzing the main theories, authors, conceptual correlations and the themes that are used to deal with the issue-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPartidos políticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáico-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático-
Palavras-chave: dc.subjectPartido político-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectSociology of education-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical parties-
Título: dc.titleEscola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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