A GESTÃO DO CONHECIMENTO SUBJACENTE AO PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA: administrando um rito de passagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.contributorCPF:56362542222-
Autor(es): dc.contributorALVAREZ, D.-
Autor(es): dc.creatorSilva, Roberto Vianna da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2003-07-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765994-
Descrição: dc.descriptionThe aim of the present work is to identify, describe, analyze, propose and to implant in the organizational environment of a public university, especially in the College of Coordination Nucleus of the University of Rio de Janeiro - UNIRIO, the work practice for academic quality and in agreement with the strategies being used by model the university nowadays. For the work, the investigative method adopted was the case study, considering the current contextualization and for enabling a more thorough study of a University Department, responsible for the student process selective. This is a descriptive study. The data for our study was collected in meetings, lectures. interviews, questionnaires and internal documents analysis. The description and analysis of the data was accomplished through the use of qualitative and quantitative techniques and the results obtained demonstrate that the adoption of sharing strategies, in the Public University, can generate good results-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é identificar, analisar, propor e implantar no ambiente organizacional do Núcleo de Coordenação do Vestibular da Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO, a prática da gestão pela qualidade acadêmica participativa e em acordo com as estratégias empregadas por ela atualmente. O método de investigação adotado foi o Estudo de Caso, considerando a contemporaneidade e contextualização atual e por possibilitar o estudo mais profundo no setor da Instituição, responsável pelo processo seletivo discente no acesso ao ensino superior da Universidade. Quanto à metodologia do trabalho é um estudo descritivo-analítico cujo universo pesquisado é o Núcleo de Coordenação do Vestibular, especialmente a Coordenação Acadêmica. Os dados foram coletados através de reuniões, palestras, entrevistas, questionários e análise de documentos internos da Universidade. A descrição e a análise dos dados foram realizadas através da utilização de técnicas qualitativas e quantitativas e os resultados obtidos demonstram que a adoção de estratégias na Universidade Pública, notadamente participativas, pode gerar bons resultados a médio e longo prazo, visto que o envolvimento de todos possibilitou ao pesquisador maior integração, em especial com as Escolas públicas e privadas do ensino médio localizadas no espaço geográfico do estado do Rio de Janeiro. A análise e a descrição das estratégias adotadas pela Coordenação Acadêmica do Núcleo do Vestibular, evidenciou que a relação do pessoal docente, técnico, administrativo, discentes, escola, pais, candidatos e a mídia, reflete diretamente no ambiente institucional, ora prejudicando, ora facilitando, seu desempenho, assim como, na atuação de suas estratégias, e também, na destruição da validade das atuais, forçando a instituição mudar de estratégia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectgestão pela qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Pública-
Palavras-chave: dc.subjectgestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectorganizational environment-
Palavras-chave: dc.subjectuniversity nowadays-
Palavras-chave: dc.subjectpublic university-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA GESTÃO DO CONHECIMENTO SUBJACENTE AO PROCESSO SELETIVO DISCENTE PARA A UNIVERSIDADE PÚBLICA: administrando um rito de passagem-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.