Gestão escolar e seus impactos na educação inclusiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Daniel Costa de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499-
Autor(es): dc.contributorRabelo, Amanda Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0130901342980541-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Fernando Ferreira Pinto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3738155673952839-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4426521980421095-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Tarcísio Mendel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765991-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação apresenta pistas sobre a gestão escolar em uma perspectiva não medicalizante, e seus desdobramentos no cotidiano escolar. As discussões que foram tecidas basearam-se em estudos sobre gestão escolar e interdisciplinaridade, revisão da literatura na plataforma google acadêmico, nas rodas de conversa realizadas com os gestores escolares, no formato presencial e virtual, bem como em entrevistas, através das lentes do “aprendiz de cartógrafo”. Essa pesquisa fomentou espaços dialógicos no cotidiano escolar, buscando potencializar a interlocução entre os gestores e suas equipes, além de discutir sobre a importância do acolhimento na educação inclusiva e possibilidades de invenção no cotidiano, para além do encaminhamento de problemas de aprendizagem para profissionais de saúde em busca de laudos. Uma das questões norteadoras foi vislumbrar como o protagonismo da atuação dos gestores escolares pode romper com a lógica hegemônica da medicalização da aprendizagem e dos rótulos estigmatizantes em relação aos estudantes com deficiência e outras vulnerabilidades. O viés metodológico teve como ferramentas rodas de conversa virtuais e entrevistas para serem cartografadas, com abertura para intervir na realidade, na tensão sensível, ler nas entrelinhas as subjetividades apresentadas para entender possíveis papéis da gestão escolar. Os sujeitos da pesquisa foram todos gestores das escolas municipais de Santo Antônio de Pádua-RJ. Encontramos pistas de uma educação que clama por gestores comprometidos com a pluralidade da vida, clama por escolas ressignificadas, em que o objetivo principal seja a atenção e o cuidado frente à subjetividade de cada sujeito que compõe o cenário escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents clues about the school management in a non medicalizing perspective, and its ramifications in everyday school life. The discussions were woven based on studies about school management and interdisciplinary, literature review in google academic, in circles of conversation with school managers, in present and virtual contact, as well as interviews, through the lens of "cartographer apprentice". This research fostered spaces of dialogue in school everyday, trying to potentialize the interlocution between managers and their teams, besides discussing about the importance of welcoming in inclusive education and the possibility of inventing in everyday life, furthermore forwarding problems of learning to the health professionals, searching for medical reports. One of the guiding things was to glimpse how the protagonism of school managers' action can break with the hegemonic logic of medicalization of learning and stigmatizing labels related to students with disabilities and other vulnerabilities. The methodological bias had as tools virtual and present circles of conversation to be cartographed, opening to intervene in reality, in the sensible tension, reading between the lines of subjectivity presented to understand possible roles in school management. The subjects to te research were school managers in Santo Antônio de Pádua's municipal schools. We found clues of an education that claims for managers compromised with the plurality of life, claims for resignified schools, in which the main goal is attention and care facing the subjectivity of each individual that composes the school scenario.-
Descrição: dc.description117 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcolhimento-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProdução de Subjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectWelcoming-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization of learning-
Palavras-chave: dc.subjectSchool management-
Palavras-chave: dc.subjectProduction of Subjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleGestão escolar e seus impactos na educação inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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