Campanha permanente quase sempre, futebol quando convém: uma análise do uso do Facebook pelos congressistas ligados à Bancada da Bola na 55ª legislatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoxo, Marco-
Autor(es): dc.contributorGagliardi, Juliana-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Afonso de-
Autor(es): dc.contributorMedrado, Andrea-
Autor(es): dc.contributorItuassu, Arthur-
Autor(es): dc.contributorMassuchin, Michele-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1249633284238544-
Autor(es): dc.creatorSousa, Ícaro Joathan de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16882-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765990-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa situa-se no contexto das relações entre comunicação, política e esporte e tem por objetivo analisar as formas de uso do Facebook pelos 30 congressistas brasileiros ligados ao futebol no período não eleitoral da 55ª legislatura (2015-2019), a fim de investigar a hipótese de que eles utilizem essa rede social para desenvolver uma atuação de características eleitorais durante os mandatos, configurando a chamada campanha permanente. Manter e fortalecer uma imagem positiva junto ao público, a fim de viabilizar futuros sucessos eleitorais, são o foco dessa estratégia, a qual ainda é motivo de poucas pesquisas no Brasil. A quantidade de senadores e deputados federais ligados ao futebol – os membros da “Bancada da Bola” – aumentou sucessivamente desde a redemocratização do País, em 1985, até janeiro de 2019. Por isso, o estudo também busca entender como se dá esse fenômeno nas mídias sociais e que características associadas aos parlamentares interferem em sua adoção. Além disso, investiga como a relação desses políticos com o futebol impacta no tipo de comunicação desenvolvida por eles no Facebook. A metodologia desta pesquisa terá três etapas principais: 1) Análise da frequência das postagens dos 30 parlamentares em suas respectivas fan pages durante os períodos eleitorais de 2014 e 2018 e o período não eleitoral da 55ª legislatura (n1 = 41.936); 2) Análise de Conteúdo das mensagens postadas por 24 desses congressistas (n2 = 9.165), com base em outras 13 categorias: temas, viagens, financiamento, pesquisas eleitorais, inserções na mídia, eventos, anúncios publicitários, negatividade, recurso audiovisual, links, interatividade, personalização e discurso; 3) Estimação de modelos de regressão linear com base nos resultados desses indicadores e em variáveis de controle como cargo ocupado, intenção de candidatura na eleição seguinte, número de mandatos anteriores, ideologia partidária e idade. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com dois parlamentares e cinco assessores, a fim de identificar as percepções deles sobre a comunicação desenvolvida durante o mandato e a influência que o futebol tem nesse contexto. Os resultados apontam que a promoção de campanha permanente no Facebook pelos congressistas ligados à Bancada da Bola no Brasil se dá por meio de características e estratégias variadas e em diferentes níveis de adoção entre seus membros.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionFundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis research focuses on the relations between communication, politics, and sport, aiming to analyze the adoption of Facebook by the 30 Brazilian congressmen linked to football in the non-electoral period of the 55th legislature (2015-2019), investigating the hypothesis that they use that social network site (SNS) with electoral purposes during the term, configuring the so-called permanent campaigning, which is still subject of little research in Brazil. The goal of such a strategy is to maintain and strengthen a positive image with the public, in order to facilitate future electoral successes. The number of senators and federal deputies linked to football - the members of the “Bancada da Bola” [football caucus] - has increased successively since the country’s re-democratization in 1985, until January 2019. The study also seeks to understand how this phenomenon occurs on social media and what parliamentarians features influence their adoption. In addition, it investigates how the relationship of these politicians with football interferes with the type of communication they develop on Facebook. The research methodology has three main stages: 1) Analysis of the posting frequency of the 30 parliamentarians on their respective fan pages during the 2014 and 2018 electoral periods and the non-electoral period of the 55th legislature (n1 = 41,936); 2) Content Analysis of the messages posted by 24 of these congressmen (n2 = 9,165), based on 13 other categories: posting themes, travel, fund-raising, polls, media appearances, events, advertisements, negativity, audiovisual resources, links, interactivity, personalization, and political discourse; 3) Estimation of linear regression models based on the results of these indicators and on control variables such as political position (senator/member of the House), intention to run for the next election, number of previous terms, party ideology and age. Additionally, we interviewed two congressmen and five communication advisors to identify their perceptions about the communication developed during the term and the influence that football has in it. The results show that the permanent campaign is promoted on Facebook by the congressmen linked to the "Bancada da Bola" in Brazil through varied characteristics and different levels among its members.-
Descrição: dc.description355f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCampanha permanente-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectBancada da Bola-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol; aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook (Rede social on-line)-
Palavras-chave: dc.subjectPermanent campaign-
Palavras-chave: dc.subjectFacebook-
Palavras-chave: dc.subjectFootball-
Palavras-chave: dc.subject“Bancada da Bola” [Football caucus]-
Título: dc.titleCampanha permanente quase sempre, futebol quando convém: uma análise do uso do Facebook pelos congressistas ligados à Bancada da Bola na 55ª legislatura-
Título: dc.titlePermanent campaigning almost always, football when it suits: an analysis of the Facebook use by congressmen linked to “Bancada da Bola” [football caucus] during the 55th legislature in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.