Música, autismo e diferenças: a representação como violência em Levinas e Deleuze

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilveira, Alba Cristina Martins da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Stephan Malta-
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Luisa Azevedo-
Autor(es): dc.creatorHofmann, Nathalie Emmanuelle-
Autor(es): dc.creatorDamasceno, Letícia Azevedo-
Autor(es): dc.creatorSchaefer, Cecília Albuquerque Reynaud-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28838-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765984-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente artigo consiste em investigar e discutir as noções de diferença e representação em Emmanuel Levinas e Gilles Deleuze, articulando tais noções com um projeto de extensão universitária, uma oficina de música no autismo. A metodologia utilizada é a revisão não sistemática da literatura, por meio da seleção das obras Totalidade e Infinito e Entre Nós – ensaios sobre a alteridade, de Levinas; e “A concepção da diferença em Bergson” e Diferença e Repetição, de Deleuze, além de referências secundárias. As principais articulações da investigação realizada com a Oficina de Música consistem em aspectos como a tomada de responsabilidade pela criança autista, por meio de relações assimétricas, que se dão pela via da sensibilidade, aquém de qualquer representação, não totalizando a alteridade e mantendo, ao mesmo tempo, sua diferença radical. Além disto, há a ênfase no trabalho à diferença de cada criança, para além de sua identidade diagnóstica, entendendo-se que todos os participantes encontram-se em processos únicos de diferenciação e que algumas diferenças não são mais privilegiadas que outras, que tais hierarquias são determinadas por relações de poder. Outra contribuição desta articulação se dá na ênfase aos fluxos afetivos intensivos das crianças e à construção de relações de afetação mútua, que aumentam a circulação da potência de vida em cada uma delas. Ratifica-se, por fim, o Projeto como uma proposta para uma clínica, estética, ética e uma política da diferença, alternativa às práticas hegemônicas no autismo na contemporaneidade.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this article is to investigate and discuss the notions of difference and representation in Emmanuel Levinas and Gilles Deleuze, articulating such notions through the example of a university extension project involving the formation of a musical ensemble composed of autistic children. Our research involved a review of four major philosophical works— Emmanuel Levinas’ Totality and Infinity; Among Us: Essays On Alterity; and “The Concept Of Difference In Bergson”; and Gilles Deleuze’s Difference and Repetition--in addition to secondary references. The main articulations of the investigation carried out in the Music Group consist of aspects such as: taking responsibility for the autistic child through cultivating asymmetrical relationships, a process that takes place through sensibility, below any representation; and not totalizing the alterity involved while maintaining, at the same time, its radical difference. In addition, there is an emphasis in the work on the difference of each child, beyond his or her diagnostic identity, understanding that all participants are undergoing unique processes of differentiation, and that some differences are not more privileged than others, in that that such hierarchies are determined by power relations. Another contribution of this research is the emphasis on the intensive affective flows of children, and the construction of relationships of mutual affection, which increases the circulation of vital energy in each one. Finally, the results of the project are offered as guidelines for clinical practice, and for the cultivation of a politics of difference, as an alternative to hegemonic practices in autism studies in contemporary times.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUERJ-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Relação: dc.relationCHILDHOOD & PHILOSOPHY, Rio de Janeiro: UERJ. 2011-2022. Quadrimestral. ISSN: 1984-5987-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOficina de música-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiferença-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectMusicoterapia-
Palavras-chave: dc.subjectDiferença (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995-
Palavras-chave: dc.subjectLévinas, Emmanuel, 1906-1995-
Palavras-chave: dc.subjectMusic group-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectDiference-
Palavras-chave: dc.subjectAlterity-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentation-
Título: dc.titleMúsica, autismo e diferenças: a representação como violência em Levinas e Deleuze-
Título: dc.titleMusic, autism and differences: representation as violence in Levinas and Deleuze-
Tipo de arquivo: dc.typeArtigo de periódicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.