Educação Ambiental em contexto de pandemia: desafios para o ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorNatalia Tavares Rios, Ramiarina-
Autor(es): dc.contributorKaplan, Leonardo-
Autor(es): dc.creatorCampos, Luana Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765982-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como foco dissertar sobre o atual cenário de pandemia como uma consequência da crise ambiental e a relação deste com o capitalismo, a história do Brasil e o sequestro da Educação Ambiental da BNCC. Realizando apontamentos sobre reais protagonistas desse atual cenário e a ignorância da população a respeito do tema. Aprofundando meus estudos nesses dois pontos citados anteriormente me deparei com a dificuldade encontrada pela docência em atuar diretamente no tema e observei a necessidade de dissertar sobre quais caminhos seguir, abordando assuntos essenciais nesse contexto como racismo ambiental, agronegócio, ecossocialismo, entre outros. Com toda essa narrativa idealizamos pesquisar e entrevistar professores de Ciências e Biologia de escolas públicas, na cidade do Rio de Janeiro, sobre as estratégias que têm para abordar a educação ambiental e sua relação direta com a pandemia de maneira central nas salas de aula. Se estão nesse caminho ou não e caso estejam, como o então trilhando. Por fim, estudamos os meios encontrados por esses professores para centralizar o tema em suas salas de aula.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to discuss the current pandemic scenario as a consequence of the environmental crisis and its relationship with capitalism, Brazilian history, and the hijacking of Environmental Education from the BNCC (National Common Curricular Base). Making notes about the real protagonists of this current scenario and the population's ignorance regarding the topic. Delving deeper into my studies on these two aforementioned points, I encountered the difficulties faced by educators in directly addressing the theme, and I observed the need to discuss which paths to follow, covering essential subjects in this context such as environmental racism, agribusiness, eco-socialism, among others. With this narrative in mind, we devised a plan to research and interview Science and Biology teachers from public schools in the city of Rio de Janeiro, concerning the strategies they employ to address environmental education and its direct relationship with the pandemic at the core of their classrooms. Whether they are pursuing this path or not, and if they are, the approaches they are taking. Finally, we explored the methods adopted by these teachers to centralize the theme in their classrooms.-
Descrição: dc.description91 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleEducação Ambiental em contexto de pandemia: desafios para o ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.