Formação docente: narrativas e cultura profissional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Matheus Evangelista da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:13:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:13:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25215-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765976-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo analisar as condições de existência e de formação das professoras normalistas, no âmbito formativo e político. Através da análise das políticas, processos identitários e observando a organização da educação e dos cursos de formação de professoras(res), assim como a participação em fragmentos desse cotidiano que cabe à escola normal, em toda forma de construção de identidade. Descrever processos que encaminham a existência da escola para os rumos atuais está disposto como objetivo, as escolas normais, ameaçadas pelas políticas públicas e pela sua configuração de existência. As políticas públicas cercam as definições do que é ser docente e determinam um valor à sua formação. Indicar os processos acompanhados por meio da história e por relatos das estudantes, professores e do setor administrativo se faz necessário para entender as inquietações e vislumbres dentro da formação e na perspectiva profissional. Com indicações para entender as ansiedades e vontades profissionais das futuras professoras.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has the objective of discussing the conditions of existence and formation of normal teachers, in the formative and political scope. Through the analysis of policies, identity processes and observing the organization of education and teacher training college, as well as the participation in fragments of this daily life that belongs to the normal school, in every form of identity construction. Describing processes that lead the existence of the school to the current directions is arranged as an objective, the normal schools, threatened by public policies and by their configuration of existence. Public policies surround the definitions of what it means to be a teacher and determine a value to their training. Indicating the processes followed through history and by reports of students, teachers and the administrative sector is necessary to understand the concerns and glimpses within training and in the professional perspective. With indications to understand the anxieties and professional desires of future teachers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola normal-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectProfessora-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTraining school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher identity-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleFormação docente: narrativas e cultura profissional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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