Revisão bibliográfica: sensibilização do olhar docente para o processo de inclusão com empatia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Suelen Adriani-
Autor(es): dc.contributorMartins , Felipe Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCosta, Noelia Cantarino da-
Autor(es): dc.creatorCosta, Anna Lis Moraes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765955-
Descrição: dc.descriptionA inclusão e permanência na escola de alunos com necessidades especiais é um desafio atual das escolas brasileiras. Apesar da legislação vigente, esse modelo de educação exige um novo olhar diante do ensino, do ato de ensinar e da forma como o aluno aprenderá, priorizando a diversidade e assegurando uma educação de qualidade para todos. Como o educador Paulo Freire disse, “a educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Diante dessa realidade, fazemos uma exposição evolutiva da legislação que regula a educação inclusiva, e propomos uma reflexão sobre a importância da empatia no processo de inclusão e a possibilidade de sensibilização docente através de jogos teatrais. Este trabalho, trata-se de uma referência bibliográfica nas bases de dados Scielo, Google Academic e Lilac, usando os seguintes descritores: formação de professores, empatia, exclusão escolar, violência simbólica, inclusão escolar e teatro do oprimido e educação. Para refinar os resultados, filtros como professor, ensino, educação e estudo de prevalência foram aplicados. Após a pré-seleção, os 26 artigos que atenderam aos critérios elencados foram todos lidos e novamente selecionados pelos filtros propostos, resultando na seleção de 15 artigos para esta revisão bibliográfica. Como resultado, evidenciamos a enorme demanda de professores por uma formação continuada nas questões de inclusão e o sentimento de inadequação para realizar a educação inclusiva, as dificuldades das escolas e professores em adequar as atividades, e a importância da empatia no processo educacional inclusivo ser estimulada como uma habilidade em toda a comunidade e sociedade.-
Descrição: dc.descriptionEducational inclusion and school permanence by students with special needs is a current challenge for Brazilian schools. Despite nowadays legislation, this education model requires a new look at teaching, the act of teaching, and the way the student will learn, prioritizing diversity and ensuring quality education for all. As educator Paulo Freire said, “Education does not transform the world. Education changes people. People change the world”. Faced with this reality, we make an evolutionary exposition of the legislation that regulates inclusive education, and we propose a reflection on the importance of empathy in the inclusion process and the possibility of teacher awareness through theatrical games. This work is a bibliographical review in the Scielo, Google Academic, and Lilac databases, using the following descriptors: teacher training, empathy, school exclusion, symbolic violence, school inclusion and theater of the oppressed, and education. We applied additional terms such as teacher, teaching, education, and prevalence study to filter the results. After the pre-selection, the 26 articles that met the listed criteria were all read and again selected by the proposed filters, resulting in the selection of 15 papers for this bibliographic review. As a result, we evidenced the enormous demand of teachers for continuing education on issues of inclusion and the feeling of inadequacy to carry out inclusive education, the difficulties of schools and teachers in adapting activities, and the importance of stimulating the empathy process in the inclusive educational as a skill throughout the community and society.-
Descrição: dc.description30 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEspecificidades-
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectSensibilização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante com necessidades específicas-
Palavras-chave: dc.subjectFraternidade-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo docente-
Palavras-chave: dc.subjectArte cênica-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectPeople with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectSpecificities-
Palavras-chave: dc.subjectEmpathy-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectAwareness-
Título: dc.titleRevisão bibliográfica: sensibilização do olhar docente para o processo de inclusão com empatia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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