Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Viterbo Filho, José | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Érica Mourão da | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Marcel Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Milena Crivella Veríssimo da | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Rodolfo Bandeira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25574 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765952 | - |
Descrição: dc.description | Antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto de aplicação, existem diversos desafios tanto para professores orientadores, quanto para estudantes universitários. Para os professores, notoriamente, existe o grande desafio de encontrar alunos que queiram participar no desenvolvimento de seus projetos acadêmicos. Para os alunos, a dificuldade de encontrar projetos ou professores que queiram trabalhar em suas ideias é recorrente. O objetivo desse trabalho é entender melhor sobre o ensino baseado em projetos e a gestão da informação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso das universidades e propor uma ferramenta, denominada Plugue, para apoiar a abordagem de ensino baseada em projetos e gerenciar ideias de temas de projeto entre a comunidade acadêmica. A pesquisa foi dividida nas etapas: análise do sistema; desenvolvimento de um protótipo; avaliação utilizando o modelo TAM3 para entender a percepção de utilidade, percepção de uso e intenção de uso da ferramenta; desenvolvimento da aplicação e por último uma avaliação heurística que apresenta melhorias e análise da usabilidade do sistema. Os resultados indicam que as abordagens utilizadas e as funcionalidades da ferramenta Plugue são promissoras e adequadas ao ensino superior e confirmam a necessidade da ferramenta para as universidades. | - |
Descrição: dc.description | Before starting the development of an application project, there are several challenges for both college professors and university students. For the professors, notably, there is the great challenge of finding students who want to participate in the development of their academic projects. For students, the difficulty of finding projects or professors who want to work on their ideas is common. The objective of this paper is to better understand the project-based learning approach and the final paper information management and to propose a tool, called Plugue, to support the project-based learning approach and manage ideas for project themes among the academic community. The research was divided in the steps: system analysis; development of a prototype; evaluation using the TAM3 model to understand the perception of utility, perception of use and intention to use of the tool; development of the system and finally a heuristic evaluation that presents improvements and analysis of the system usability . The results indicate that the approaches used and the tool features are promising and suitable for college education and confirm the tool need for universities. | - |
Descrição: dc.description | 65 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Baseado em Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project-based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Final project management | - |
Título: dc.title | Plugue: uma ferramenta para apoiar o compartilhamento de ideias no ensino baseado em projetos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: