Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Valter | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Valter | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leda Regina Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Simões, Cassiana Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Rangel, Camila da Silva Viana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14525 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765946 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), analisando suas principais propostas e alcances na Universidade Federal Fluminense (UFF) Campos, através do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAES). Assim, apresenta uma análise sobre a política de assistência estudantil no ensino superior público. Seu desenvolvimento histórico, sua politização como resultado da reestruturação das universidades a partir dos anos 2000, enfatizando as ações realizadas na UFF da unidade de Campos dos Goytacazes. Dados extraídos de registros diários de atendimento, apontam para a expressiva demanda de estudantes com insuficiência de recursos financeiros, e a necessidade da implementação do PNAES, com vistas a possibilitar melhor desempenho e permanência dos estudantes da rede pública de ensino superior no Brasil. Também, demonstra-se o trabalho que é desenvolvido na UFF no atendimento direto e indireto de seus estudantes, através do setor da CAES. Buscou-se ainda, discutir e refletir sobre o trabalho realizado pelas assistentes sociais junto à política de educação superior. Nesse sentido, são apresentadas as ações que são desenvolvidas, suas principais demandas, e por fim, os limites e alcances possíveis na sua atuação sob a luz do PNAES. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to reflect on the National Student Assistance Program (PNAES), analyzing its main proposals and scope at the Fluminense Federal University (UFF) Campos, through the work developed by the Student Assistance Coordination (CAES). Thus, it presents an analysis of the student assistance policy in public higher education. Its historical development, its politicization as a result of the restructuring of universities since the 2000s, emphasizing the actions carried out at the Campos dos Goytacazes unit's UFF. Data extracted from daily attendance records point to the significant demand of students with insufficient financial resources, and the need to implement the PNAES, in order to enable better performance and permanence of students from public higher education in Brazil. Also, it demonstrates the work that is developed at UFF in the direct and indirect care of its students, through the CAES sector. It was also sought to discuss and reflect on the work done by social workers with the policy of higher education. In this sense, the actions that are developed, their main demands are presented, and finally, the limits and possible ranges in their performance under the light of PNAES. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Assistência Estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plano Nacional de Assistência Estudantil (Brasil) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Demanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência em instituições | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campos dos Goytacazes (RJ) | - |
Título: dc.title | Programa nacional de assistência estudantil: possibilidades e desafios a partir das demandas apresentadas à UFF Campos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: