Inclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.contributorPrado, Renata Lopes Costa-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.creatorAlves, Larissa Ramos de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765936-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho buscou refletir sobre a escolarização e Inclusão de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, enveredando por uma perspectiva de Educação Bilíngue, dissertando por contexto históricos, problematizando a educação e inclusão de surdos e suas consequências para o seu desenvolvimento. A pergunta de pesquisa vislumbrou refletir: qual pode ser considerada a melhor forma e local de escolarização/inclusão para crianças e adolescentes surdos? Para tanto, consultou-se referencial teórico sobre o tema e realizou-se entrevistas com docentes da área de Educação Especial e Inclusiva com ênfase na surdez – uma professora em escola especial e uma professora em escola regular. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível enfatizar e salientar a maneira como vem acontecendo, na específica realidade pesquisada, a inclusão e a escolarização de crianças e adolescentes surdos no ambiente escolar, bem como a relevância da Educação Bilíngue e Educação Inclusiva desses sujeitos.-
Descrição: dc.descriptionThe present work sought to reflect on the schooling and inclusion of deaf children and adolescents in the school environment, embarking on a perspective of Bilingual Education, discussing historical contexts, questioning the education and inclusion of deaf people and their consequences for their development. The research question sought to reflect: what can be considered the best form and place of schooling/inclusion for deaf children and adolescents? To this end, the theoretical framework on the subject was consulted and interviews were conducted with teachers in the area of Special and Inclusive Education with an emphasis on deafness – a teacher in a special school and a teacher in a regular school. With the development of the research, it was possible to emphasize and highlight the way in which the inclusion and schooling of deaf children and adolescents in the school environment has been happening, in the specific reality researched, as well as the relevance of Bilingual Education and Inclusive Education for these subjects.-
Descrição: dc.description31 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectescolarização-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectsurdez-
Palavras-chave: dc.subjectschooling-
Palavras-chave: dc.subjectschool inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectdeafness-
Título: dc.titleInclusão e escolarização de alunos surdos em contexto escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.