Avaliação da gestão da qualidade em laboratórios de ensino e as possíveis relações com a aprendizagem da química: um estudo de caso na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Flávia Ferreira de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorBittencourt Filha, Aída Maria Bragança-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorFinete, Virginia de Lourdes Mendes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Stefanie Baldasso e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14711-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765932-
Descrição: dc.descriptionA Química é uma disciplina com muitos conceitos abstratos e que exige da imaginação para total compreensão dos conteúdos transmitidos. Laboratórios de ensino de química são espaços de aprendizagem, onde se utilizam recursos didáticos através da experimentação e que auxiliam na visualização e compreensão de temas explicitados em sala de aula. Porém, pela presença de diversas substâncias consideradas perigosas tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, a biossegurança e, consequentemente, a gestão da qualidade, são tópicos de suma importância para discussão. Para minimizar acidentes e oferecer ambiente adequado para a realização de atividades, um sistema baseado na norma aplicável aos laboratórios, incluindo os de ensino, e que atende aos requisitos da ISO 9001/2000 é a ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos Gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. Esse sistema atualmente é aplicado em diversos laboratórios de pesquisa, porém é de conhecimento comum que poucos são os laboratórios de ensino que o tem implantado. Sendo assim, o objetivo deste trabalho de monografia foi realizar um estudo de caso, estabelecendo um panorama geral da aplicação do sistema de qualidade dos laboratórios nas aulas de Química em uma escola de ensino médio-técnico do Rio de Janeiro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Após a aprovação do projeto pelos comitês de ética em pesquisa da UFF e da EPSJV/Fiocruz, respectivamente, o estudo se deu através da análise exploratória dos formulários aplicados a 34 alunos dos cursos técnicos de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde da EPSJV/Fiocruz, e 5 professores de ensino de Química dessa instituição. A análise estatística dos resultados obtidos foi realizada através do software IBM SPSS. A comparação dos cursos, quanto a variáveis qualitativas, foi feita através do teste exato de Fisher ou, quando necessário, através do teste de qui-quadrado, considerando o nível de significância adotado de 5%. Os resultados foram discutidos à luz da multirreferencialidade, apontando no conhecimento e aplicação de algumas normas e na relação de uma boa gestão do espaço com a aprendizagem do conteúdo. Analisando as percepções dos alunos e docentes através dos formulários, foi possível compreender as possíveis relações entre a gestão dos laboratórios avaliados e o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Espera-se que esse estudo seja utilizado como material bibliográfico de apoio para outras instituições que queiram avaliar o sistema da qualidade de seus laboratórios e, consequentemente, correlacionar com o aprendizado da Química-
Descrição: dc.descriptionChemistry is a discipline with many abstract concepts and requires imagination to fully understand the transmitted content. Chemistry teaching laboratories are learning spaces where didactic resources are used through experimentation that help in the visualization and comprehension of explicit subjects in the classroom. However, due to the presence of several substances considered dangerous for both human health and the environment, biosafety and, consequently, quality management, are very important topics for discussion. To minimize accidents and provide a suitable environment for performing activities, a system based on the standard applicable to laboratories, including teaching, and which meets the requirements of ISO 9001/2000 is ISO / IEC 17025 - General Requirements for competence of testing and calibration laboratories. This system is currently applied in various research laboratories, but it is common knowledge that few teaching laboratories have implemented it. Thus, the objective of this monograph work was to conduct a case study, establishing an overview of the application of the quality system of laboratories in chemistry classes at a high school in Rio de Janeiro, the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). After the project was approved by the research ethics committees of UFF and EPSJV/ Fiocruz, respectively, the study was conducted through an exploratory analysis of the forms applied to 34 students from the technical courses of Clinical Analysis, Biotechnology and Health Management at EPSJV/ Fiocruz, and 5 chemistry teaching teachers from this institution. Statistical analysis of the results obtained was performed using the IBM SPSS software. The comparison of the courses, regarding qualitative variables, was made by Fisher's exact test or, when necessary, by the chi-square test, considering the adopted significance level of 5%. The results were discussed in the light of multi-referentiality, pointing to the knowledge and application of some norms and the relationship between good space management and content learning. Analyzing the perceptions of students and teachers through the forms, it was possible to understand the possible relations between the management of the evaluated laboratories and the teaching-learning process of the discipline of Chemistry. It is expected that this study will be used as supporting bibliographic material for other institutions that want to evaluate the quality system of their laboratories and, consequently, correlate it with the Chemistry learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiossegurança-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-técnico-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica em pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectBiosafety-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical high school-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic laboratory-
Palavras-chave: dc.subjectQuality management-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleAvaliação da gestão da qualidade em laboratórios de ensino e as possíveis relações com a aprendizagem da química: um estudo de caso na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.