A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorPeres, Lygia Rodrigues Vianna-
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício de-
Autor(es): dc.contributorLima, Helena Dias dos Santos-
Autor(es): dc.contributorReis, Lívia Maria de Freitas-
Autor(es): dc.creatorPereira, Isabella Santana Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-28-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765919-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é analisar a pintura de retratos em Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, do dramaturgo espanhol, do “Século de Ouro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada em 1616. No primeiro capítulo aborda-se, com Anne Ubersfeld, a linguagem utilizada no teatro, destacando-se sua combinação de linguagens particulares e distintas. Baseando-se na Semiologia do Teatro, destaca-se também a importância do traje regional, que é ao mesmo tempo um objeto e um signo ou, mais precisamente, carrega uma estrutura de signos. Destaca-se a importância dos quadros visuais na representação, e ambientes nos quais se encontram os objetos, as pessoas, e suas ações, Com Gállego, distinguem-se, dentro dos termos figurativos da pintura espanhola do século XVII, os elementos adotados pelos outros campos da atividade cultural, e os elementos originais plásticos. E com Pacheco, analisa-se o colorido, considerado a terceira e última parte da pintura. No segundo capítulo, com Sánchez Jiménez, estuda-se a relação de Lope com a pintura, através de um ponto de vista inovador, tendo-se em conta as necessidades profissionais do escritor da época, assim como o contexto social e cultural em que exercia seu trabalho. No terceiro capítulo Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto reflexões, quando situada historicamente, com Juan María Marín. E aborda-se um novo gênero, a chamada comédia nova, que surge em El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada em 1609. E por fim, trata-se especificamente da pintura de retratos na obra como expressão de teatralidade-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de esta investigación es analizar la pintura de retratos en Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, del dramaturgo español, del “Siglo de Oro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada en 1616. En el primer capítulo abordase, con AnneUbersfeld, el lenguaje utilizada en el teatro, destacándose su combinación de lenguajes particulares y distintos. Basándose en Semiologia do Teatro, destacase también la importancia del traje regional, que es, a la vez un objeto y un signo o, más precisamente, carga una estructura de signos. Destacase la importancia de los cuadros visuales en la representación, y ambientes en los cuales se encuentran los objetos, las personas, y sus acciones. Con Gállego, distinguense, dentro de los términos figurativos de la pintura española del siglo XVII, los elementos adoptados por los otros campos de actividad cultural, y los elementos originales y plásticos. Y con Pacheco, analizase el colorido, considerado la tercera y última parte de la pintura. En el segundo capítulo, con Sánchez Jiménez, estudiase la relación de Lope con la pintura a través de un punto de vista innovador, teniéndose en cuenta las necesidades profesionales del escritor de la época, así como el contexto social y cultural en que ejercía su trabajo. En el tercer capítulo, Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto de nuestras reflexiones, cuando situada históricamente con Juán María Marín. Y abordase un nuevo género, la llamada comedia nueva, que surge con El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada en 1609. Y por fin, tratase específicamente de la pintura de retratos en la obra como expresión de teatralidad-
Descrição: dc.description92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPintura de retratos-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subject“Século de ouro” espanhol-
Palavras-chave: dc.subjectComédia nova-
Palavras-chave: dc.subjectRetrato (Pintura)-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro espanhol; história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectComédia-
Palavras-chave: dc.subjectPintura de retratos-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subject“Siglo de Oro” Español-
Palavras-chave: dc.subjectComedia Nueva-
Título: dc.titleA pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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