Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peres, Lygia Rodrigues Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor | Peres, Lygia Rodrigues Vianna | - |
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Maurício de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Helena Dias dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Lívia Maria de Freitas | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Isabella Santana Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9715 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765919 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é analisar a pintura de retratos em Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, do dramaturgo espanhol, do “Século de Ouro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada em 1616. No primeiro capítulo aborda-se, com Anne Ubersfeld, a linguagem utilizada no teatro, destacando-se sua combinação de linguagens particulares e distintas. Baseando-se na Semiologia do Teatro, destaca-se também a importância do traje regional, que é ao mesmo tempo um objeto e um signo ou, mais precisamente, carrega uma estrutura de signos. Destaca-se a importância dos quadros visuais na representação, e ambientes nos quais se encontram os objetos, as pessoas, e suas ações, Com Gállego, distinguem-se, dentro dos termos figurativos da pintura espanhola do século XVII, os elementos adotados pelos outros campos da atividade cultural, e os elementos originais plásticos. E com Pacheco, analisa-se o colorido, considerado a terceira e última parte da pintura. No segundo capítulo, com Sánchez Jiménez, estuda-se a relação de Lope com a pintura, através de um ponto de vista inovador, tendo-se em conta as necessidades profissionais do escritor da época, assim como o contexto social e cultural em que exercia seu trabalho. No terceiro capítulo Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto reflexões, quando situada historicamente, com Juan María Marín. E aborda-se um novo gênero, a chamada comédia nova, que surge em El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada em 1609. E por fim, trata-se especificamente da pintura de retratos na obra como expressão de teatralidade | - |
Descrição: dc.description | El objetivo de esta investigación es analizar la pintura de retratos en Peribáñez yEl Comendador de Ocaña, del dramaturgo español, del “Siglo de Oro”, Lope de Vega (1562- 1635), publicada en 1616. En el primer capítulo abordase, con AnneUbersfeld, el lenguaje utilizada en el teatro, destacándose su combinación de lenguajes particulares y distintos. Basándose en Semiologia do Teatro, destacase también la importancia del traje regional, que es, a la vez un objeto y un signo o, más precisamente, carga una estructura de signos. Destacase la importancia de los cuadros visuales en la representación, y ambientes en los cuales se encuentran los objetos, las personas, y sus acciones. Con Gállego, distinguense, dentro de los términos figurativos de la pintura española del siglo XVII, los elementos adoptados por los otros campos de actividad cultural, y los elementos originales y plásticos. Y con Pacheco, analizase el colorido, considerado la tercera y última parte de la pintura. En el segundo capítulo, con Sánchez Jiménez, estudiase la relación de Lope con la pintura a través de un punto de vista innovador, teniéndose en cuenta las necesidades profesionales del escritor de la época, así como el contexto social y cultural en que ejercía su trabajo. En el tercer capítulo, Peribáñez y el Comendador de Ocaña será objeto de nuestras reflexiones, cuando situada históricamente con Juán María Marín. Y abordase un nuevo género, la llamada comedia nueva, que surge con El Arte Nuevo de Hacer Comedias En Este Tiempo, de Lope, publicada en 1609. Y por fin, tratase específicamente de la pintura de retratos en la obra como expresión de teatralidad | - |
Descrição: dc.description | 92 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura de retratos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | “Século de ouro” espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia nova | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retrato (Pintura) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro espanhol; história e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura de retratos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | “Siglo de Oro” Español | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comedia Nueva | - |
Título: dc.title | A pintura de retratos em peribáñez y el comendador de ocaña, de Lope de Vega | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: