Do picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Andrea Serpa-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.creatorSantana, Edvan Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765917-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico, pré-requisito para a obtenção do grau de licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - campus Niterói, busca traçar um paralelo entre as práticas escolares e as práticas circenses a fim de investigar as minhas suspeitas de que a arte circense é capaz de ofertar fortes contribuições à escola. Fundamentado na vivência empírica deste artista circense e subsidiada por intelectuais da educação e do circo, este trabalho busca traçar paralelos, encruzilhadas e contraposições entre a ethos, a arquitetura e os objetivos das práticas escolares e circenses. A busca da modernidade por uma escola que controle os corpos, que centre suas práticas na abstração mental e na competência intelectual se opõe às práticas do circo moderno de criação de espetáculos vivos que valorizem a cultura corporal e a produção de sentidos. A produção acadêmica acerca do circo e acerca do circo na escola, embora muito incipientes, tendem a deslocar a arte circense do lugar de arte e classificá-la no campo dos estudos em educação física. Aqui faço o esforço de realocar academicamente o circo no seu justo lugar entre as artes do espetáculo, além do esforço para superar o romantismo recorrentemente aplicado quando se fala em arte circense. Das contribuições ofertadas por este trabalho ao campo teórico, temos em especial os debates sobre como é possível relacionar a produção de uma aula e de um espetáculo no que se refere ao espaço físico e as formas, bem como a produção de sentidos em cada um destes espaços. Outra contribuição se encontra no par corpo discente e plateia a partir da administração das tensões geradas e da busca pela atenção de seu público. Por fim, uma das grandes contribuições para este trabalho vem da relação buscada entre o artista circense e o educador democrático de Paulo Freire-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work, a prerequisite for obtaining a degree in Pedagogy from the Universidade Federal Fluminense - campus Niterói seeks to draw a parallel between school practices and circus practices in order to investigate my suspicions that circus art is capable of offering strong contributions to the school. Based on the empirical experience of this circus artist and supported by intellectuals from education and the circus, this work seeks to draw parallels, crossroads and contrasts between ethos, architecture and the objectives of school and circus practices. The search for modernity for a school that controls bodies, that focuses its practices on mental abstraction and intellectual competence is opposed to the practices of the modern circus of creating live shows that value body culture and the production of meanings. Academic production about the circus and the circus around the school, although very incipient, tend to move circus art from the place of art and classify it in the field of physical education studies. Here I make the effort to academically relocate the circus in its right place among the art of the show, in addition to the effort to overcome the romanticism that is recurrently applied when talking about circus art. From the contributions offered by this work to the theoretical field, we have in particular the debates on how it is possible to relate the production of a class and a spectacle with regard to physical space and forms, as well as the production of meanings in each of the spaces. Another contribution is found by the student body and board from the management of the tensions generated and the search for the attention of its audience. Finally, one of the great contributions to this work comes from the relationship sought between the circus artist and the democratic educator of Paulo Freire-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectCircus-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Título: dc.titleDo picadeiro ao tablado: o que tem o circo a ensinar à escola-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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