O rato vai à guerra: como Mickey Mouse se tornou uma imagem de poder dos EUA, 1928-1946

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Bianca Freire-
Autor(es): dc.contributorCruz, Denise Rollemberg-
Autor(es): dc.creatorKrause, Kátia Iracema-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765897-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação propõe uma reflexão sobre experiências visuais no contexto histórico, político e cultural do final dos anos 1920, na década de 1930, até o final da Segunda Guerra, a partir do personagem cinematográfico dos cartoons Mickey Mouse, criado nos EUA por Walt Disney. A partir da análise dos curtas animados com esse personagem, com atenção para com as complexidades do ato de olhar, tenta-se perceber como, e se, os recursos cinematográficos são utilizados para fazer surtir efeitos didáticos, de atração ou com a finalidade de cooptar pessoas, de moldar preferências e compartilhar valores intangíveis e de fazer propaganda política. A ideia é reconhecer discursos sobre identidade, nação, alteridade, gênero, raça, nos filmes produzidos com o Mickey Mouse, e tentar entender como o personagem passou de intrépido pioneiro da sonorização a ícone nacional. E, principalmente, perceber qual é a sua substância social e entender como foram construídos os sentidos que representou.-
Descrição: dc.descriptionThis work proposes a reflection on visual experiences within the late 1920‟s cultural life and historical & political context, through the 1930‟s, until the end of World War II, specifically regarding American Mickey Mouse cartoons created by Walt Disney. From the analysis of animated shorts, with attention to the complexities of the act of looking, we try to understand how, and if, film resources are used to make a didactic impact, to attract and influence people, to shape preferences and share intangibles values so that they can be used on Propaganda. The idea is to recognize in Mickey Mouse cartoons some discourses on identity, nation, otherness, gender, race, and try to understand how the character went from intrepid sound movie pioneer to a national icon. Furthermore we make a reflection on which is their social substance and how the meanings that Mickey represented were built.-
Descrição: dc.description203 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho animado - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectCrise econômica, 1929-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Mundial, 1939-1945-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos - aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectDisney, Walt, 1901-1966-
Título: dc.titleO rato vai à guerra: como Mickey Mouse se tornou uma imagem de poder dos EUA, 1928-1946-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.