Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Ventura, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Leandro Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9858 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765895 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é discutir as relações entre os jovens e a escola a partir da análise do caso do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila através de dados obtidos durante o estágio supervisionado da licenciatura realizado em 2014 e da ocupação em 2016. A relevância desse tema de estudo reside no fato do colégio em questão, inaugurado em 2009 para ser uma “escola modelo”, no contexto de um conjunto de intervenções urbanas, na esteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro, ter protagonizado, juntamente com outras 72 escolas, um movimento coletivo de questionamento do sistema de ensino estadual. Do ponto de vista metodológico, o trabalho se desenvolveu a partir de levantamentos de notícias de jornal, da observação direta, de registros fotográficos, de uma entrevista semiestruturada com uma das professoras de sociologia que participou da ocupação e de uma conversa informal com uma inspetora. O estudo pretende refletir sobre dilemas e possibilidades que se desenham para o espaço escolar e seus atores sociais a partir dessa experiência de ocupação que vive, paralelamente, um processo de sucateamento e depredação sistemáticos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupação | - |
Título: dc.title | O Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila de “escola modelo” do PAC à escola ocupada: contradições, lutas e possibilidades de uma nova gestão do espaço escolar a partir do movimento dos estudantes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: