Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Frazão, Érika Elizabeth Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Thaina Pereira das | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765869 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | The present monographic study results from research of my own performance and educative practice in a Social Educational Project, which serves children and teenagers in vulnerable situations, located in the municipality of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. The main objective of this study is debate and reflect about the uses, possibilities and the matter of children’s literature with an approach to topics related to ethnic-racial relations in the process of construction the identity of black children. To explore about the impact of children’s literature on educational practices carried out in this project, chose, as principal tool the book A Viagem de Violeta, written by historian and professor Alexandra Lima da Silva (UERJ). This work presents a very rich repertory about black history and culture, following the trend of actual afro brazilian literature, which seeks to break with hegemonic secular eurocentric standards and values in literary and didactic production. This research is based on a qualitative approach and were used as devices the storytelling of children’s literature book and writing letters to the main character of the book’s story. The theoretical referencies were used: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) and others. | - |
Descrição: dc.description | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações etnicorraciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnico-racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro brazilian children's literatutre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: