Recurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leonardo Navarro de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leonardo Navarro de-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorRoque, Tatiana Marins-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Thaís Trompowsky Taulois-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765866-
Descrição: dc.descriptionSabe - se que ainda existe uma certa defasagem no ensino da matemática . O s estudos apontam que os alunos têm muita dificuldade para desenvolver um pensamento matemático no aprendizado dentro de sala de aula. Na BNCC , nos PCNs e em outros documentos do governo, podemos observar que a História da Matemática é considerada uma ferramenta de ensino com diversos benefícios. A aplicação da História da Matem ática no Ensino da Matemática vem sendo estudada há décadas e nota - se que m uitos professores apresentam objeções e se posicionam contrários a implementação dessa disciplina como ferramenta de aprendizagem. Entretanto, os pontos positivos desta prática são inúmeros e precisam ser ressaltados. Dessa forma, este trabalho pretende fazer uma abordagem sobre a relação entre História da Matemática e Educação Matemática com a aplicação da História da Matemática em um conteúdo específico da escola básica, executando na prática as ideias desenvolvidas por meio de uma atividade.-
Descrição: dc.descriptionIt is known that there is still a certain gap in the teaching of mathematics. S tudies show that students have great difficulty in developing mathematical thinking in classroom learning. In the BNCC, in the PCNs and in other government documents, we can observe that the History of Mathematics is considered a teaching tool with several benefits. The application of the History of Mathematics in the Teaching of Mathematics has been studied for decades and it is noted that many teachers have objections and are opposed to the implementation of this discipline as a learning tool. However, th e positive points of this practice are numerous and need to be highlighted. In this way, this work intends to approach the relationship between the History of Mathematics and Mathematics Education with the application of the History of Mathematics in a spe cific content of the basic school, executing in practice the ideas developed through an activity.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Pitágoras-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática grega-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectPythagorean theorem-
Palavras-chave: dc.subjectGreek mathematics-
Título: dc.titleRecurso à história da Matemática para a verificação do Teorema de Pitágoras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.