Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mariano, Sandra Regina Holanda | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4506371398515412 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Robson Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7455288368672137 | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges Junior, Cândido Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4803860037213326 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3413871656411721 | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Rodolfo Pombo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28476 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765864 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisou a inserção do empreendedorismo como temática para os estudantes do ensino médio das escolas públicas brasileiras, mediante a promulgação da Lei n.º 13.415/2017, que estabeleceu o Novo Ensino Médio. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi dividida em duas partes principais. A primeira se baseou na análise dos documentos orientadores curriculares, onde observou-se uma discrepância no que se refere ao detalhamento do conteúdo relacionado ao empreendedorismo nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os resultados orientaram a segunda parte da pesquisa, na qual definiu-se 3 estados para o estudo de casos múltiplos. Os estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo foram selecionados para análise aprofundada de seus históricos relacionados à inserção do empreendedorismo na política pública educacional e a presença da educação para o empreendedorismo em seus documentos orientadores curriculares. Para que os objetivos fossem alcançados, analisou-se, além dos componentes curriculares estaduais, documentos secundários publicados a partir de fontes oficiais e disponíveis na internet. Verificou-se que os 3 casos analisados possuem semelhanças em relação à forma de construção do documento orientador, realizado em conjunto com atores do ecossistema de educação e a maneira com a qual o empreendedorismo é ensinado para os estudantes, com o foco no desenvolvimento de competências. Observou-se diferenças em relação à inserção do empreendedorismo nas políticas públicas de ensino estadual e sua forma de disponibilização para os alunos. Em Pernambuco, a educação para o empreendedorismo se iniciou em função do fomento às escolas de ensino integral, apresentando-se disponível para os estudantes da rede de forma transversal. No Rio de Janeiro, a temática estabeleceu-se a partir de sua escolha como projeto pedagógico beneficiário dos recursos de um programa do Governo Federal e sua aplicação se dá por meio de um itinerário. Por fim, em São Paulo iniciou-se como consequência de uma lei estadual, sendo oferecido para as juventudes como temática dentro dos itinerários formativos | - |
Descrição: dc.description | The present study analyzed the inclusion of entrepreneurship as a theme for high school students in Brazilian public schools, through the enactment of Law No. 13415/2017, which established the New Middle School. With a qualitative approach, the research was divided into two main parts. The first was based on the analysis of curricular guidance documents, where a discrepancy was observed regarding the detailing of content related to entrepreneurship in the 26 Brazilian states and the Federal District. The results guided the second part of the research, in which 3 states were defined for the study of multiple cases. The states of Pernambuco, Rio de Janeiro, and São Paulo were selected for in-depth analysis of their histories related to the insertion of entrepreneurship in education public policy and the presence of education for entrepreneurship in their curricular guiding documents. For the objectives to be achieved, secondary documents published from official sources and available on the internet were analyzed. It was verified that the 3 analyzed cases have similarities in the construction of the guiding document, carried out with actors of the education ecosystem and how entrepreneurship is taught to students, with a focus on the development of competencies. Differences were observed about the inclusion of entrepreneurship in public policies for state education and how it is made available to students. In Pernambuco, education for entrepreneurship began as a result of the promotion of full-time schools, making it available to students in the network in a transversal way. In Rio de Janeiro, the theme was established from its choice as a pedagogical project benefiting from the resources of a Federal Government program and its application takes place through an itinerary. Finally, in São Paulo it started because of state law, being offered to young people as a theme within the training itineraries | - |
Descrição: dc.description | 115 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para o empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Itinerário formativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos múltiplos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novo ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendedorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrepreneurship education | - |
Palavras-chave: dc.subject | High School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training itinerary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiple case study | - |
Título: dc.title | A inserção da educação para o empreendedorismo na rede pública no novo ensino médio brasileiro: um estudo de caso sobre o andamento da implementação nos estados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: