Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boeres, Maria Cristina Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29609077322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0306766365983082 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebello, Eugene Francis Vinod | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29509088322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8795680989708219 | - |
Autor(es): dc.creator | Sena, Alexandre da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18765 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765847 | - |
Descrição: dc.description | Apesar do crescimento exponencial da capacidade de processamento e armazenamento dos computadores nas últimas décadas, existe uma demanda cada vez maior por poder computacional. Com o advento das grades computacionais (computational grids), é possível o acesso a um número maior de recurso a um baixo custo. Porém, diferentemente dos clusters dos computadores que normalmente são compostos de um número limitado de recursos homogêneos e dedicados, as grades computacionais são compostas por recursos dinâmicos, heterogêneos e compartilhados que podem estar dispersos geograficamente e sujeitos a políticas de acesso distintas. Essas características fazem com que a execução eficiente de programas paralelos nesses ambientes seja uma tarefa complexa. Mesmo com todas as diferenças entre os ambientes tradicionais de computação de alto desempenho e as grades, a maioria dos progamas continua sendo executada em ambientes de grade utilizando o modelo padrão de execução, que aloca um processo por processador durante toda a duração da aplicação. Com o objetivo de explorar melhor as principais características das grades computionais, como, por exemplo, heterogeneidade, compartilhamento e dinamismo, esse trabalho propõe a adoção de um modelo alternativo de execução onde a principal característica é a execução de uma tarefa por processo. Mais importante, através desse modelo alternativo, este trabalho de tese mostra a viabilidade de se executar eficientemente aplicações fortemente acopladas nas grades. Ainda nesta tese, o modelo proposto é validado através de experimentos em ambientes grades reais utilizando comparações de desempenho entre programas que executam sob o modelo tradicional e sob o modelo alternativo. Além disso, outros experimentos destacam as vantagens do novo modelo para implementação de mecanismos de escalonamento de tarefas e tolerância a falhas. Os resutados mostram a eficácia do modelo proposto para ambientes de grade conseguindo não só ser melhor do que o modelo tradicional mas também obter resultados próximos de um limite inferior em vários experimentos, inclusive para aplicações fortemente acopladas. Como as estimativas iniciais sobre a aplicação e o ambiente de execução podem ser imprecisas, esse trabalho também avalia a sensibilidade da estratégia proposta as imprecisões do modelo da aplicação e a da arquitetura. Os resultados mostram que é possível conseguir bom desempenho mesmo que as estimativas iniciais sobre as tarefas da aplicação e sobre as condições dos recursos não sejam precisas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação | - |
Publicador: dc.publisher | Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento paralelo (Computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa MPI (Message Passage Interface) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de computação em grade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grades computacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de execução alternativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escalonamento de tarefas | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Um modelo alternativo para execução eficiente de aplicações paralelas MPI nas grades computacionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: