Influência da rigidez das grades espaçadoras na determinação das frequências naturais de elementos combustíveis de usinas nucleares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGouvêa, Jayme Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00600608022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783819P1-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Neil de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-04-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20958-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765821-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivos avaliar a influência da rigidez das grades espaçadoras na rigidez e nas freqüências naturais dos elementos combustíveis utilizando-se o método dos elementos finitos aplicado à simulação computacional, através do programa Ansys. Para a determinação da rigidez das grades espaçadoras o mais correto é construir um modelo utilizando elementos de casca. Porém, isso implica na necessidade de um elevado número de elementos e num esforço computacional também elevado, inviabilizando-se as análises. Como alternativa fez-se o modelamento das grades espaçadoras utilizando-se elementos de viga com características estruturais equivalentes às dos elementos de casca. Para a validação do modelo em vigas, constrói-se uma malha correspondente a uma única parede interna da grade, utilizando-se elementos de casca e elementos de viga. Carregamentos de tração são aplicados aos dois modelos e os valores obtidos são próximos, validando- se então o modelo da grade espaçadora em elementos de vigas. Em seguida, carregamentos compressivos são aplicados à grade espaçadora, variando-se os números de linhas e colunas da mesma, até seu tamanho total. São construídos também dois modelos do elemento combustível com apenas uma grade espaçadora, um contendo apenas as varetas combustíveis e outro contendo apenas tubos-guias, para a análise de quais destes componentes influenciam na rigidez das grades espaçadoras. Para a determinação das freqüências naturais do elemento combustível é construído um modelo mais completo, contendo as oito grades espaçadoras e os resultados comparados com aqueles obtidos experimentalmente. As freqüências naturais são corrigidas a partir dos deslizamentos das varetas combustíveis. Também analisado um esquema do elemento combustível contendo grades espaçadoras modeladas com as malhas internas. Conclui-se que o modelamento das grades espaçadoras e dos elementos combustíveis com elementos de viga de comportamento estrutural equivalente fornece resultados satisfatórios, com um número reduzido de elementos. Os resultados de freqüências naturais aproximam-se ainda mais dos resultados experimentais, a partir da inserção das grades espaçadoras no modelo do elemento combustível. O modelamento de elementos combustíveis a partir das malhas internas das grades espaçadoras fornece resultados de freqüências naturais abaixo dos experimentais, devido à flexibilidade do modelo, a partir da inserção de molas nas conexões entre as grades espaçadoras e as varetas combustíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica-
Publicador: dc.publisherEngenharia metalúrgica-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA-
Título: dc.titleInfluência da rigidez das grades espaçadoras na determinação das frequências naturais de elementos combustíveis de usinas nucleares-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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