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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sepúlveda, José Antônio Miranda | - |
Autor(es): dc.contributor | Schueler, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Rizzini, Irma | - |
Autor(es): dc.contributor | Sepúlveda, Denise de Aguiar Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Marcele Moreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15151 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765793 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos que envolveram a escolarização do aluno negro, tendo como referência a Casa de São José (atual Escola Técnica Estadual Ferreira Viana – Etefv), um asilo-escola criado pelo Ministro dos Negócios do Império Ferreira Viana, em agosto de 1888, com a finalidade de acolher os meninos desvalidos da cidade do Rio de Janeiro, entre eles os meninos negros, após o fim da escravidão, como resposta do Império ao clima de incerteza que se instalou na sociedade. A Casa de São José deveria acolher os meninos desvalidos, educá-los, ensinando-lhes os conteúdos escolares, os valores morais e religiosos pertinentes, além de oferecer-lhes uma instrumentalização inicial para prepará-los para o exercício de uma profissão futura, mediante a realização de pequenas oficinas. Observando os rastros deixados pelos alunos negros da Casa de São José, conduzidos pelas contribuições de E. P. Thompson e Carlo Ginzburg, realizamos a análise documental das fontes encontradas nos arquivos do Centro de Memória da Etefv ([1888-1916]) e identificamos, entre outras informações, o registro da cor dos alunos nos livros de matrículas, o que nos levou ao questionamento da intencionalidade desse registro, em paralelo às teorias eugenistas tão em voga na sociedade, naquele momento, no contexto da cidade do Rio de Janeiro, e às transformações ocorridas em prol do desenvolvimento e da industrialização. Uma das estratégias utilizadas nesta pesquisa foi a identificação dos destinos dos meninos asilados e a tentativa de elucidar, ainda, os possíveis caminhos seguidos pelos meninos que não permaneceram na instituição | - |
Descrição: dc.description | This work aims at discussing some aspects that involved the black student's schooling, having as reference the Casa de São José (current State Technical School Ferreira Viana - Etefv), an asylum school created by the Minister of Business of the Empire Ferreira Viana, in August 1888, with the purpose of welcoming the underprivileged boys of the city of Rio de Janeiro, among them the black boys, after the end of slavery, as a response of the Empire to the climate of uncertainty that settled in society. The House of St. Joseph should receive the underprivileged children, educate them, teach them the school contents, the relevant moral and religious values, and offer them an initial instrumentation to prepare them for the exercise of a future profession, through small workshops. Observing the traces left by the black pupils of the Casa de São José, conducted by the contributions of EP Thompson and Carlo Ginzburg, we performed the documentary analysis of the sources found in the archives of the Memory Center of Etefv ([1888-1916]) and identified, among others information, the registration of the color of the students in the enrollment books, which led us to question the intentionality of this register, in parallel to the eugenicist theories so popular in society at that time, in the context of the city of Rio de Janeiro, and to the transformations development and industrialization. One of the strategies used in this research was the identification of the destinations of the asylum boys and the attempt to elucidate the possible paths followed by the children who did not remain in the institution | - |
Descrição: dc.description | 145 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização do negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância desvalida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negro - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante negro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Helpless childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professionalization | - |
Título: dc.title | A escolarização do aluno negro: a história dos meninos da Casa de São José (1888-1916) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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