Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Janiara de Lima-
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.creatorPaula, Cassiane Luiz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765787-
Descrição: dc.descriptionConvivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil.-
Descrição: dc.descriptionWe still live with illiteracy in Brazil. This is an issue to be faced in Brazilian education and one that, among many others, mobilizes the studies and practices of Early Childhood Education teachers. As we demonstrated in the course of the development of this monograph text, the document of the National Common Curricular Base (BNCC) points out aspects related to language in early childhood education that are important, however, this same text is the object of discussions, criticisms and problematizations among many teachers and researchers of Brazilian education. The main objective of this research is, through a bibliographical research on the pedagogy of Maria Montessori (1870-1952), an Italian physician, pedagogue and educator, to show her significant theoretical-practical contributions to education in the early years of child development. In particular, in its pedagogical method, sensory education is highlighted as the first foundation of human development. The monograph presents proposals for activities based on teaching practices in the Montessorian method, highlighting the importance of preparing the body and the environment and the relationship between educator and student, especially in their sensitive periods. Thus, greater visibility is given in this research to the theoretical-practical contributions of Maria Montessori in the field of Pedagogy, with a methodology focused on sensory literacy in child development.-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização-
Palavras-chave: dc.subjecteducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjecteducação sensorial-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Montessori-
Palavras-chave: dc.subjectliteracy-
Palavras-chave: dc.subjectearly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectsensory education-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Montessori-
Título: dc.titleContribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.