O movimento CTS e o ensino de Física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Marcelo de Jesus Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorPonciano , Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Jorge Braz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26381-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765777-
Descrição: dc.descriptionConsiderando as repentinas mudanças ocorridas no meio educacional por conta da pandemia do novo coronavírus, o presente estudo teve como objetivo analisar as adaptações empregadas no Ensino Experimental de Física em uma Instituição de Educação Superior (USU – Universidade Santa Úrsula) – Botafogo – RJ, durante o emprego do Ensino Remoto Emergencial, em comparação ao Ensino Tradicional Presencial. Visando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca dos principais aspectos envolvendo o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e o ensino. Além disso, foram comparadas as atividades adotadas nas disciplinas de Física Experimental I e Física Experimental II dos cursos de Engenharia da Universidade Santa Úrsula – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ nos períodos antes e durante a pandemia, e foram realizadas entrevistas com 4 (quatro) diferentes professores da Universidade Santa Úrsula. Por meio da metodologia adotada, tornou-se possível identificar que foram realizadas modificações nos conteúdos e nos experimentos empregados nas disciplinas e que, apesar disso, a aceitação dos estudantes foi positiva. Cabe destacar, também, que os professores entrevistados consideram que o futuro da educação no âmbito do ensino superior tende a caminhar para a realização de atividades híbridas.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the sudden changes in the educational environment due to the new coronavirus pandemic, the present study aimed to analyze the adaptations used in the Experimental Teaching of Physics in a Higher Education Institution (USU - Universidade Santa Úrsula) - Botafogo - RJ, during the use of Emergency Remote Teaching compared to Traditional Classroom Teaching. In order to achieve the proposed objective, a bibliographic review was carried out on the main aspects involving the CTS movement (Science, Technology and Society) and teaching. In addition, the activities adopted in the subjects of Experimental Physics I and Experimental Physics II of the Engineering courses at Universidade Santa Úrsula – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ in the periods before and during the pandemic were compared, and interviews were carried out with 4 (four) different professors from Santa Úrsula University. Through the adopted methodology, it became possible to identify that changes were made in the contents and in the experiments used in the disciplines and that, despite this, the acceptance of the students was positive. It is also worth noting that the teachers interviewed consider that the future of education in the context of higher education tends to move towards hybrid activities.-
Descrição: dc.description114 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Título: dc.titleO movimento CTS e o ensino de Física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.