Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Carlos Vitor de Alencar-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2158983308518609-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.creatorSant´Anna, Agnaldo de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765774-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionIn this work we present the elaboration, application and analysis of two didactic sequences for teaching of optics in the Young and Adult teaching modality. The first sequence is about the refraction of light and the second about the formation of images by lenses. Exploring the blended presential teaching character, with activities in the Moodle platform, the sequences develop the use of information and communication technologies (ICT’s) through the use of PHET simulation and observations and responses to the simulations in an electronic form so that the students can perform in both in the school and in the home environment. We observed a great involvement of the students and an excellent.-
Descrição: dc.description116f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectTIC-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics education-
Palavras-chave: dc.subjectOptics-
Palavras-chave: dc.subjectInformation and communication technologies-
Título: dc.titleSequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.