
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Carlos Vitor de Alencar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zarro, Carlos Augusto Domingues | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Ladário da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2158983308518609 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 | - |
| Autor(es): dc.creator | Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765774 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | - |
| Descrição: dc.description | In this work we present the elaboration, application and analysis of two didactic sequences for teaching of optics in the Young and Adult teaching modality. The first sequence is about the refraction of light and the second about the formation of images by lenses. Exploring the blended presential teaching character, with activities in the Moodle platform, the sequences develop the use of information and communication technologies (ICT’s) through the use of PHET simulation and observations and responses to the simulations in an electronic form so that the students can perform in both in the school and in the home environment. We observed a great involvement of the students and an excellent. | - |
| Descrição: dc.description | 116f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Óptica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TIC | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Optics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
| Título: dc.title | Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: