Máquinas térmicas, biocombustíveis e controvérsias: uma questão sociocientífica como proposta de ensino para as aulas de física no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorCatarino, Giselle Faur de Castro-
Autor(es): dc.contributorRubino, Leandro Nascimento-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Daniel Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4932-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765763-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma proposta de ensino voltada para professores interessados em introduzir abordagens baseadas em questões sociocientíficas em suas aulas. Mais especificamente, a proposta envolve o tema controverso que trata do uso dos biocombustíveis para contextualizar os conteúdos relacionados com os estudos sobre as máquinas térmicas. Para viabilizar a implementação da proposta, foi planejada uma sequência de ensino e desenvolvidos recurso experimental e material didático de apoio. A proposta oferece oportunidade para a abordagem de assuntos previstos pelo Currículo Mínimo de Física e pode auxiliar o professor a enfrentar os desafios que envolvem a perspectiva interdisciplinar presente nos documentos brasileiros que regulamentam a Educação-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents an educational proposal aimed at teachers interested in introducing approaches based on socio-scientific issues in their classes. More specifically, the proposal involves the controversial subject that deals with the use of biofuels to contextualize the content related to the studies of thermal machines. To facilitate the implementation of the proposal, a teaching sequence was planned and developed experimental resource and educational material support. The proposal provides an opportunity to address issues provided by the Minimum Curriculum of physics and can help the teacher to face the challenges that involve interdisciplinary perspective present in Brazilian documents regulating Education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectBiocombustíveis-
Palavras-chave: dc.subjectMáquinas térmicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectBiocombustível-
Palavras-chave: dc.subjectMáquina térmica-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-scientific issues-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectBiofuels-
Palavras-chave: dc.subjectThermal machines-
Título: dc.titleMáquinas térmicas, biocombustíveis e controvérsias: uma questão sociocientífica como proposta de ensino para as aulas de física no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.