Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernardo, José Roberto da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Catarino, Giselle Faur de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rubino, Leandro Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Daniel Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4932 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765763 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino voltada para professores interessados em introduzir abordagens baseadas em questões sociocientíficas em suas aulas. Mais especificamente, a proposta envolve o tema controverso que trata do uso dos biocombustíveis para contextualizar os conteúdos relacionados com os estudos sobre as máquinas térmicas. Para viabilizar a implementação da proposta, foi planejada uma sequência de ensino e desenvolvidos recurso experimental e material didático de apoio. A proposta oferece oportunidade para a abordagem de assuntos previstos pelo Currículo Mínimo de Física e pode auxiliar o professor a enfrentar os desafios que envolvem a perspectiva interdisciplinar presente nos documentos brasileiros que regulamentam a Educação | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an educational proposal aimed at teachers interested in introducing approaches based on socio-scientific issues in their classes. More specifically, the proposal involves the controversial subject that deals with the use of biofuels to contextualize the content related to the studies of thermal machines. To facilitate the implementation of the proposal, a teaching sequence was planned and developed experimental resource and educational material support. The proposal provides an opportunity to address issues provided by the Minimum Curriculum of physics and can help the teacher to face the challenges that involve interdisciplinary perspective present in Brazilian documents regulating Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões sociocientíficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biocombustíveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máquinas térmicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biocombustível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Máquina térmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-scientific issues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biofuels | - |
Palavras-chave: dc.subject | Thermal machines | - |
Título: dc.title | Máquinas térmicas, biocombustíveis e controvérsias: uma questão sociocientífica como proposta de ensino para as aulas de física no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: