Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Viana, Rosana Pinto Cherene | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765762 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procura refletir sobre o papel do recreio na vida dos alunos, analisando como os processos de socialização se realizam durante esse tempo-espaço. As questões centrais do estudo são: De que forma o recreio contribui para a socialização, compreendida pedagogicamente como conhecimento significativo para a vida? Como o recreio é enfocado pelos autores consultados, bem como captado nas interações entre os alunos nas escolas examinadas? A observação de crianças e adolescentes no espaço escolar, em especial do recreio, em duas instituições de ensino da rede constitui o principal procedimento metodológico adotado para apreender os significados do recreio no processo de socialização. Além do mais, é empregado para análise dessas observações o conceito de socialização em Durkheim, Berger e Luckmann. Os sentidos do brincar para Gilson Schwartz e de experiência para Jorge Larrosa Bondia contribuem para interpretar os significados do processo de socialização entre os sujeitos observados. A suposição da pesquisa aponta a relevância do tempo-espaço do recreio para a educação de crianças e adolescentes no que se diz respeito à construção qualitativa das relações sociais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recreio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Título: dc.title | Estudos sobre os processos de socialização: o recreio escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: