A inclusão do aluno especial nas escolas municipais de Rio das Ostras: uma reflexão critica frente às dificuldades dos profissionais envolvidos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAdams, José Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorPfeifer, Mariana-
Autor(es): dc.contributorMarro, Kátia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maristela Yarochewsky Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-01-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765754-
Descrição: dc.descriptionA sociedade capitalista tem como pressuposto a desigualdade de classes. Traz no bojo do seu processo histórico o acumulo de riqueza, concentrada nas mãos da classe dominante. Tal classe detém os meios de produção explorando a mão de obra dos que não o detém, formando assim duas classes distintas, uma dominante e outra dominada. Consequentemente, esta dicotomia favorece as mazelas produzidas pelo acumulo de riqueza, dividido de forma não igualitária. Neste sentido, surge uma sociedade com grandes embates. A sociedade capitalista distingue-se de outras formas organizacionais societárias, por ser pautada na desigualdade de classes e sustentada pela propriedade privada. Para garantir o poder hegemônico do seu ideário, a classe dominante tem a seu favor o Estado, que exerce papel fundamental nesta sociedade, sendo um gestor, que administra suas funções baseadas nas formulações capitalistas, garantindo a propriedade privada, anunciando políticas para o fortalecimento do mercado financeiro, e eximindo-se das responsabilidades sociais. O Estado também exerce seu poder de forma coercitiva, diminuído os direitos sociais, aplicando políticas sociais paliativas, que não garantem a emancipação dos sujeitos. Uma estratégia governamental para encher os olhos dos órgãos internacionais, que injetam recursos financeiros a juros altos, com o discurso de promover a igualdade, erradicar os problemas sociais como a fome, pobreza ou a educação. O Brasil, um país periférico norteado pelas políticas neoliberais, é palco de grandes embates sociais. Neste sentido, a política educacional, que faz parte de um conjunto de formulações baseadas nas propostas neoliberais, vai sofrer os impactos desta política fragmentada. Assim, torna-se instigante conhecer o processo e a implantação da Educação Especial no modelo societário em questão-
Descrição: dc.descriptionA capitalist society presupposes the inequality of classes. The historical process of this kind of society has shown wealth accumulation concentrated on the hands of a dominant class. Due to the dominant one has the ownership of all production means, and the labor force participates with, nothing else than, his workforce, this context results in the creation of two distinct classes: the dominant and the dominated one. Consequently, this dichotomy reinforces the ills generated by the wealth accumulation shared in not equality way. For this reason, between others, became one society with huge struggles. The capitalist society differs from other forms of corporate organizations, because is based on inequalities of classes and is kept by private ownership. To maintain the hegemonic power of its ideals, the dominant class has in its favor the State, exercising its fundamental role in this society, being a manager, who administrates its functions focused on the capitalists principles, strengthening the private property, publishing policies for the strength of the financial market, and giving up from its social responsibilities. The State also applies its power in coercive way, diminishing the social rights, applying palliative social policies, that give no guarantees to people’s emancipation. This government strategy, focused in fill the eyes of international institutions, inserts financial resources at high interests, with the argument to promote the equality and to eradicate the social problems - such as starvation, poverty or education. The Brazil, one nation of the periphery, driven by newliberal policies, is center of huge social struggles. In this way, the educational policies, that is part of a formulation set based on newliberal proposals, is going to suffer with the impacts of that segmented policies. Therefore, becomes instigating to know the process of implementation of Special Education using the corporate model in question-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectCapitalist society-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policies-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Título: dc.titleA inclusão do aluno especial nas escolas municipais de Rio das Ostras: uma reflexão critica frente às dificuldades dos profissionais envolvidos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.