O BRASIL QUE TEMOS E O BRAZIL QUE VEMOS O estereótipo na ótica de Nelson Motta e de Lucia Murat

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarinaccio, Pascoal-
Autor(es): dc.contributorCPF:53669525722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700741P9-
Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania Techima-
Autor(es): dc.contributorCPF:81632203422-
Autor(es): dc.contributorBianchin, Sady-
Autor(es): dc.contributorCPF:11923566622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1457820732000113-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Danilo Motta de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19388-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765752-
Descrição: dc.descriptionThis work consists in an analysis of the artistic representations of foreign stereotypes of Brazilian society in literature and cinema. In the literary field, the romance chosen as the object of study was the Nelson Motta s Ao som do mar e à luz do céu profundo. This is because the book features characters who see the Rio de Janeiro 1950 s society in a extremely stereotyped way. In parallel, it presents a narrator who adopts na uncritical attitude against this vision, and Brazilian characters that reinforce such stereotypes. To illustrate the cinematic representations, was examined the Lucia Murat s documentary, Olhar Estrangeiro, which, through interviews with actors, directors and producers, tries to uncover the stereotypes behind the foreign films that talk about Brazil.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho consiste em uma análise das representações artísticas dos estereótipos estrangeiros sobre a sociedade brasileira na literatura e no cinema. No campo literário, foi escolhido o romance Ao som do mar e à luz do céu profundo de Nelson Motta como objeto de estudo. Isto porque o livro traz personagens americanos que enxergam a sociedade carioca dos anos 1950 de maneira extremamente estereotipada. Paralelamente a isso, apresenta-se um narrador que adota uma postura pouco crítica a esta visão e personagens brasileiros que reforçam tais estereótipos. Para ilustrar as representações cinematográficas, foi examinado o documentário de Lucia Murat, Olhar Estrangeiro, que, através de entrevistas com atores, diretores e produtores, tenta desvendar os estereótipos por trás do cinema estrangeiro que versa sobre o Brasil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectcinema-
Palavras-chave: dc.subjectestereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary literature-
Palavras-chave: dc.subjectcinema-
Palavras-chave: dc.subjectstereotypes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO BRASIL QUE TEMOS E O BRAZIL QUE VEMOS O estereótipo na ótica de Nelson Motta e de Lucia Murat-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.