O papel do ensino de Física na formação de cidadãos críticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Jorge Simões de Sá-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4854372533657671-
Autor(es): dc.contributorBoa, Marcelo Cordeiro Fonte-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0450679013513404-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2854647354717153-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ewerton Luis de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765739-
Descrição: dc.descriptionA formação de cidadãos que desenvolvam ao longo de sua educação básica competências genéricas que o habilitem ao exercício pleno da cidadania têm sido recomendada tanto por documentos oficiais do governo quanto por pesquisadores da educação. Estas competências, que envolvem a soma de conhecimentos, atitudes e habilidades para aplicação desses conhecimentos dentro da vida cotidiana, passam por compartilhar valores universais como, por exemplo, a valorização dos direitos humanos, de um comportamento ético, e de uma consciência social e ambiental. Todavia, formar cidadãos com essas características não é uma tarefa trivial. Buscamos neste trabalho, a partir de uma revisão bibliográfica, discutir qual o papel do ensino de física nessa formação. Propomos uma reflexão sob a perspectiva das teorias de aprendizagem de Freire e Cury e usando o modelo de educação problematizadora de Ricardo que, a nosso ver, se adequam em seu conjunto ao objetivo de formar cidadãos críticos, e também estimulam a atribuição de uma posição mais ativa do aluno no processo de construção do conhecimento. Como aplicação destas ideias, foi elaborada uma sequência didática que tem como foco uma abordagem prático experimental investigativa para o estudo de fenômenos magnéticos, e que recorre a experimentos simples e materiais de baixo custo. Essa sequência busca, além de aproximar o estudante do conhecimento científico, seu envolvimento no processo de ensino e, consequentemente, uma participação mais ativa em sua aprendizagem. São sugeridas três atividades experimentais e o uso de um simulador a fim de aproximar os conteúdos de física apresentados ao estudante e seu cotidiano. Também sugerimos a leitura dirigida de um texto com o objetivo de viabilizar uma discussão mais aprofundada sobre o tema. Por fim, destacamos que, em virtude do enfrentamento da pandemia da COVID-19, não foi possível a aplicação concreta dessa sequência didática.-
Descrição: dc.descriptionOfficial documents issued by the education authorities, as well as the literature authored by education researchers, are consistently recommending that a citizen’s basic training along the trajectory through the pre-college education system should focus the development of generic competencies that allow for the full exercise of citizenship. These competencies, that encompass a sum of content knowledge, attitudes and skills that allow said knowledge to be applied in daily life, have to also share universal values, such as the valouring of basic human rights, the promotion of ethical behavior and the development of a social and environmental conscience. Nevertheless, bringing up citizens with all these characteristics is not a trivial matter. Starting from a systematic bibliographic revision, we aim in this work to discuss the role of physics teaching in this endeavour. We propose a reflexion involving the perspective of Freire and Cury’s learning theories and Ricardo’s model of an education based on problem solving which, in our view, are a special suited mix that may successfully address the objective of bringing up critical thinking citizens, while also stimulating a positive attitude towards a more active posture of the student in the knowledge building process. As an application of these ideas, we present a didactic sequence that focuses an investigative, practical and experimental approach to the study of magnetic phenomena, that makes use of simple experiments using low cost materials. This sequence aims at promoting an active involvement of the student with the learning process, through which scientific knowledge is built. We suggest the usage of three experimental activities and a computer simulation as means to bring the contents of the physics curriculum closer to the student's daily life. We also suggest a directed reading of a text that aims to promote a more profound discussion about the contents. To sum up, we also point out that, unfortunately, a practical application of this sequence in a school environment was not possible due to the COVID-19 pandemic.-
Descrição: dc.description59 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCidadão crítico-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos magnéticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectCidadão crítico-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento CTS-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectTheories of learning-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequences-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities-
Palavras-chave: dc.subjectMagnetic phenomena-
Título: dc.titleO papel do ensino de Física na formação de cidadãos críticos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.