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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Romeiro, Gilberto Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Valverde, Alessandra Leda | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cova, Rose Mary Latini | - |
Autor(es): dc.creator | Schroeder, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30724 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765716 | - |
Descrição: dc.description | Os jogos didáticos são recursos didáticos que permitem a construção do conhecimento de forma motivadora e prazerosa. Os alunos aprendem sem que haja uma pressão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Diversos autores já desenvolveram e/ou aplicaram jogos em sala de aula visando facilitar a assimilação dos conteúdos pelos alunos. De forma geral, os pesquisadores observaram que a utilização dos jogos estimulou a participação nas aulas, motivou os alunos a aprender, favoreceu o trabalho em equipe, auxiliou na relação professor/aluno e proporcionou a aprendizagem significativa. O jogo favorece o processo de assimilação dos conteúdos, mas sua utilização também precisa ser avaliada com cuidado para evitar que ele seja usado de forma indiscriminada em sala de aula e perca sua função de ser uma forma de aprendizagem lúdica e se torne apenas um jogo pelo jogo, sem atingir seu objetivo de facilitar o ensino e o processo de aprendizagem. Este trabalho procura explorar a literatura sobre a utilização de jogos como metodologia para o ensino de Química. Com isso, neste trabalho também foram elaborados 1 jogo de tabuleiro e 2 jogos da memória. Os jogos da memória também foram disponibilizados na plataforma digital Wordwall juntamente com um quiz online utilizando perguntas do jogo de tabuleiro. Esses tipos de jogos são rápidos e com regras simples o que facilita sua aplicação em sala. | - |
Descrição: dc.description | Didactic games are didactic resources that allow the construction of knowledge in a motivating and pleasurable way. Students learn without putting pressure on the teaching-learning process. Several authors have already developed and/or applied games in the classroom in order to facilitate the assimilation of contents by students. In general, the researchers observed that the use of games stimulated participation in classes, motivated students to learn, favored teamwork, helped in the teacher/student relationship and provided meaningful learning. The game favors the process of assimilation of the contents, but its use also needs to be carefully evaluated to prevent it from being used indiscriminately in the classroom and losing its function of being a form of ludic learning and becoming just a game for the game, without achieving its goal of facilitating the teaching and learning process. This work seeks to explore the literature on the use of games as a methodology for teaching Chemistry. Therefore, in this work, 1 board game and 2 memory games were also elaborated. Memory games were also made available on the Wordwall digital platform along with an online quiz using questions from the board game. These types of games are fast and with simple rules, which facilitates their application in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | 72 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade lúdica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Playful activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active methodologies | - |
Título: dc.title | A utilização dos jogos na facilitação do ensino e aprendizado dos conteúdos da química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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