Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Eduardo Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado Júnior, Hélio Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3462534255321209 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sonia Maria de Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:12:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:12:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/765712 | - |
Descrição: dc.description | Lately, there have been significant transformations in relations between state, civil society, business and environment, thus contributing to the incorporation of social responsibility in the field of that the University faces the challenge of providing a broader training, focused not only in scientific expertise, but also the principles of ethics and citizenship. This study attempts to identify impacts and repercussions on the education of students who have rallied for Social Responsibility, developed programs and Extension Projects. This is a case study on the Programs and Extension Projects, coordinated by the Dean of Extension, Fluminense Federal University. In field research made use of questionnaires and interviews with coaches, managers, supervisors, and especially students who participate in Extension activities. Emphasis was placed on qualitative data using the method of reflective analysis and synthesis. Presents as a result four relational models constructed from the theoretical. In the field research were evaluated based on the actions associated with indicators of social responsibility, structured on the basis of guidelines established by the National Assessment of Higher Education in order to characterize the processes of recognition, management, dissemination and institutional incentive. The analysis carried out showed that the involvement with actions to promote greater social responsibility approach and commitment of students with social and environmental issues, helping transform them into professionals /citizens | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal Fluminense | - |
Descrição: dc.description | Nos últimos tempos, ocorreram transformações significativas nas relações estabelecidas entre Estado, sociedade civil, empresa e meio ambiente, fato que contribui para a incorporação da Responsabilidade Social no campo de atuação da Universidade que se vê diante do desafio de proporcionar uma formação mais ampla, focada não somente no conhecimento técnico científico, mas também nos princípios da ética e da cidadania. Esta pesquisa objetiva identificar impactos e desdobramentos sobre a formação dos estudantes que participam das ações de Responsabilidade Social, desenvolvidas em Programas e Projetos de Extensão. Trata-se de um estudo de caso sobre os Programas e Projetos de Extensão, coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense. Na pesquisa de campo utilizou-se da aplicação de questionários e entrevistas realizadas com técnicos, gestores, coordenadores e, principalmente, estudantes que participam das atividades de Extensão. Deuse ênfase aos dados qualitativos com a utilização do método reflexivo de análise e síntese. Apresenta como resultado quatro modelos relacionais construídos a partir do referencial teórico. Na pesquisa de campo foram realizadas avaliações com base nas ações associadas aos indicadores da Responsabilidade Social, estruturados a partir das diretrizes fixadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, visando caracterizar os processos de reconhecimento, gestão, divulgação e incentivo institucional. As análises realizadas evidenciam que o envolvimento com ações de Responsabilidade Social promove maior aproximação e comprometimento dos estudantes universitários com as questões socioambientais, contribuindo para transformá-los em profissionais/cidadãos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão | - |
Publicador: dc.publisher | Segurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel social da Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas e Projetos de Extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de profissionais/cidadãos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Responsibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social role of the University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programs and Extension Projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training for professionals / citizens | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Ações de responsabilidade social desenvolvidas na extensão universitária: estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: